28/05/2012

Governo do Estado lança o Plano de Desenvolvimento do Turismo

Lançamento aconteceu no Palácio Piratini, em Porto Alegre...

Com 10 eixos estratégicos e cinco desafios, foi lançado pela Secretaria do Turismo (Setur), na manhã hoje, o Plano de Desenvolvimento do Turismo do Rio Grande do Sul. A cerimônia, realizada no Palácio Piratini, contou com a participação do governador Tarso Genro, do diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, prefeitos, secretários de turismo, representantes do trade gaúcho e imprensa.

O município de Bom Jesus esteve representado pela assessora de Comunicação, Daiana Silva. A secretaria do Turismo, Abgail Pereira, afirmou que o plano representa o trabalho realizado pela Setur até o momento. "Ele sintetiza em forma e conteúdo o debate que travamos nas 11 conferências regionais e nas cinco temáticas que organizamos no ano passado. A partir do documento elaborado na nossa Conferência Estadual do Turismo, chegamos a este plano que traça os caminhos para o desenvolvimento do setor no Estado", disse.

Segundo Abgail, o plano apresenta 10 eixos estratégicos que são balizadores do documento, assim como cinco grandes desafios. "Nestes cinco desafios, temos 25 projetos a serem trabalhados. Com isso, queremos enfrentar as desigualdades sociais e fazer uma gestão que contemple o turismo inclusivo. Tenho certeza que vamos potencializar o setor e fazer com que as oportunidades estejam ao alcance de todos. Nosso plano é um marco na atividade política deste Estado", concluiu.

O diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, ressaltou a importância do Rio Grande do Sul para o turismo nacional. "O Estado tem papel estratégico na promoção internacional, uma vez que faz fronteira com importantes países. Estamos prontos para atuar em conjunto com a Setur e fortalecer a nossa parceria", revelou.

Para o governador Tarso Genro, o plano é uma grande conquista. "Quero agradecer todo o esforço da secretária Abgail e de sua equipe por nos apresentarem este documento, que, com certeza, é uma grande conquista para todos os gaúchos", disse. No entanto, o governador destacou que ele faz parte de um conjunto de outros planos que o Governo do Estado está apresentando à sociedade, "como o de investimento viário, da reforma da estrutura energética e de saneamento, onde estamos demonstrando toda nossa capacidade de captar recursos e também a mudança que estamos promovendo no Estado".

Tarso disse ainda que esta é uma estratégia de governo que começa a render frutos. "Este plano é uma visão do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Se formos observar todos os outros que já foram apresentados, veremos que o Estado está fazendo uma revolução construtiva", finalizou.

Eixos estratégicos e desafios do Plano de Desenvolvimento do Turismo

Gestão descentralizada e participativa
Planejamento e avaliação
Desenvolvimento regional
Desenvolvimento social
Promoção da Diversidade e a acessibilidade
Tradição e cultura do Rio Grande do Sul
Produtos do Rio Grande do Sul
Competitividade, empreendedorismo e inovação

Desafio 1: Implantar o sistema de Gestão do Turismo no Rio Grande do Sul;
Desafio 2: Preparar o Rio Grande do Sul para captar e realizar grandes eventos;
Desafio 3: Aumentar a competitividade das regiões turísticas do Rio Grande do Sul;
Desafio 4: Posicionar o produto turístico Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional; e
Desafio 5: Fomentar o empreendedorismo, a inovação e a qualificação dos serviços turísticos.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Setur/RS