Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
02/06/2021 Turismo
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Giuseppe Garibaldi e o Passo de Santa Vitória

02 de junho dia da morte de Giuseppe Garibaldi

No dia 2 de junho de 1882, morre aos 74 anos Giuseppe Garibaldi, figura romanesca da Itália que passou a vida inteira em busca de um ideal e acabou intitulado como Heroi de Dois Mundos.


Nascido em Nice, em 4 de julho de 1807, Garibaldi, deixa sua casa com apenas 13 anos e se entusiasma pelas ideias revolucionárias. Em 1833, junta-se ao movimento Jovem Itália, de Giuseppe Mazzini. Por ocasião de um levante em Gênova, recebeu como missão se apoderar da frota sarda, mas o complô foi descoberto e ele mesmo foi condenado à morte por desobedecer ordens judiciais.
A sorte, que não o abandonou em momento algum de sua vida, fez com que ele conseguisse fugir. Chega a Marselha, de onde embarca para o Império do Brasil.

 Garibaldi  se junta no Rio Grande do Sul a um levante dos republicanos locais contra o imperador.  A história registra que Giusepe Garibaldi e Anita participaram de uma batalha nas proximidades do Passo Santa Vitória no Rio Pelotas (foto). Isso ocorreu durante a Revolução Farroupilha em 14 de dezembro de 1839. Foram abatidos 86 soldados imperiais, aprisionados 106 e tomaram ainda 200 cavalos encilhados. Foi a primeira passagem de Giuseppe pelo Passo de Santa Vitória em Bom Jesus.

Colaboração e pesquisa: Eduardo Borges 

Fotos: Rogério Machado

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé