Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
27/08/2019 Educação e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Fogo Simbólico marca início das comemorações da Pátria

A chegada do Fogo Simbólico da Pátria em Bom Jesus, na manhã de sexta-feira, dia 23 de agosto, marca o início das comemorações cívicas da Pátria.

A chegada do Fogo Simbólico da Pátria em Bom Jesus, na manhã de sexta-feira, dia 23 de agosto, marca o início das comemorações cívicas da Pátria. Em sua 82ª corrida, o Fogo Simbólico foi conduzido até o município pelo Coronel Ataíde de Moraes Rodrigues representando a Liga da Defesa Nacional, juntamente com o tenente Montardo, o tenente Ronaldo e o sargento Wanderlei. Desde o bairro Cohab/São José, estudantes, esportistas, professores, Terceira Idade, escolinhas de futsal e academia de danças se revezaram na condução da chama da pátria até a prefeitura municipal para a solenidade oficial. 

Neste ano, o tema Nacional é a Bandeira do Brasil e como tema Estadual o Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório, que completa 50 anos em 2019. Já em nível municipal, a homenageada é a Professora Zilá Teixeira Ciro, educadora que desde que se radicou no município de Bom Jesus, oriunda do vizinho estado de Santa Catarina, sempre se dedicou para o desenvolvimento da educação e o bom ensino para a comunidade bom-jesuense. 

O prefeito Diogo Grazziotin Dutra, o Coronel Ataíde e o presidente da Câmara de Vereadores Miller Alves Wolff procederam o hasteamento das bandeiras. Todos os secretários municipais participaram do ato, assim como servidores do executivo, da Câmara de Vereadores e comunidade em geral. A solenidade foi organizada pelo Departamento de Esportes, liderado pelo Vagner Antônio Alves (Toni) e Alexandre Camargo Santos, que receberam o apoio de toda a equipe da SMEC. A solenidade foi transmitida ao vivo pela Rádio Aparados da Serra.

A HOMENAGEADA

Zilá Teixeira Ciro nasceu no dia 10 de agosto de 1935 na cidade de Araranguá/SC, filha de Manoel Horácio Teixeira e Amélia A. Pereira. Com 9 anos de idade fixou residência em Bom Jesus, no 1º Distrito – Casa Branca. Mais tarde, estudou no Grupo Escolar Conde Afonso Celso, onde concluiu o Curso Fundamental em 1950. 

Em 1951, iniciou suas atividades como professora municipal, desempenhando suas funções em várias escolas do interior de Bom Jesus e São Francisco de Paula, entre elas: Invernada Velha, Casa Branca, Rincão dos Tordilhos e na Escola Nossa Senhora das Graças (hoje Colégio Frei Getúlio) até 1961. Após esta data, sempre dedicada ao magistério gaúcho, trabalhou na Escola Estadual Major Antônio Inácio Velho (São José dos Ausentes), Escola Joaquim Marques (Bom Jesus), Escola Rural da Chapada (São Francisco de Paula) e no Grupo Estadual Arthur da Silva Ferreira (Boca da Serra/Bom Jesus) onde exerceu concomitantemente as funções de professora e diretora por cinco anos, passando depois para o Grupo Escolar Conde Afonso Celso até 1973.

No ano de 1974, a convite do prefeito Luiz Sgarbi da Fonseca, exerceu o cargo de secretária municipal de Educação. Desempenhou, inclusive, o cargo de presidente na comissão municipal do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), reconhecida pelos relevantes serviços prestados conforme Decreto número 75.749 da Presidência da República no período de 1974 a 1976. 

Em outubro de 1979 foi agraciada com o título de “Educador Emérito”, honraria conferida pelo Governador do Estado José Augusto Amaral de Souza, em solenidade no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Ela foi a primeira professora da 5ª Coordenadoria, bem como da 23ª Delegacia de Educação a receber esta honraria.

Vale frisar que por mais de quinze anos ainda lecionou em escolas de Caxias do Sul.

Formação:
- Curso Rural, diplomada pelo Instituto de Educação Rural Ildefonso Simões Lopes, de Osório/RS
- Curso Normal de Segundo Ciclo da Escola Normal João XXIII, de Bom Jesus/RS
- Faculdade de Letras pela UCS (Universidade de Caxias do Sul), bem como Pós-Graduação, sendo especialista em Letras

Por: Duclerc João da Silva

Coordenador de Cultura, Desporto e Lazer

Fotos: Duclerc Silva e Clenecir José da Silva

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé