06/05/2022 Educação e Cultura

Estudantes das escolas municipais de Bom Jesus recebem uniformes escolares sustentáveis

Mais de mil estudantes serão beneficiados

Ocorreu nesta quinta-feira,05/05, a entrega simbólica dos uniformes escolares sustentáveis aos alunos das escolas da rede municipal de ensino de Bom Jesus. Os representantes de cada uma das turmas receberam o kit das mãos da prefeita Lucila Maggi e da secretária de Educação e Cultura Márcia Freitas Oliveira. Ao todo são 1.156 estudantes beneficiados. O uniforme foi feito a partir da parceria firmada em setembro do ano passado com empresa Encanttus Confecções de Mormaço, dentro do Programa Recicle Bem Faça o Bem. Este é um programa pioneiro de reciclagem correta destinada às instituições de ensino.  O objetivo é conscientizar e estimular os alunos sobre a separação correta do lixo, gerando uma espécie de “troca” de embalagens recicláveis por materiais escolares ou uniformes sustentáveis. A partir da adesão ao programa o conteúdo está fazendo parte o plano pedagógico das escolas em uma ação interdisciplinar. Há um ecoponto em cada uma das cinco escolas participantes e na APAE, assim como os demais materiais do Recicle Bem Faça o Bem.

Desde que foi apresentado às famílias a adesão a proposta foi grande. O proposto inicialmente era para que cada aluno entregasse no mínimo 1.600 embalagens para trocar pelo uniforme escolar. Em menos de um mês de funcionamento do programa, já teve estudante alcançando essa pontuação. A aluna Júlia Varela de Macedo da escola de educação infantil Marieta de Oliveira Reis juntou em um pouco mais de duas semanas 1.840 embalagens.

A Secretária de Educação e Cultura Márcia Freitas de Oliveira, anunciou que em julho durante a programação da semana de aniversário de Bom Jesus será entregue uma premiação especial  aos alunos com maior pontuação desde o começo do programa nas escolas. Será premiado um aluno de cada escola. “Agradecemos aos estudantes pela dedicação e empenho, as famílias por estarem sempre presentes na caminhada do saber de seus filhos e aos profissionais da educação por abraçarem a causa”.  A secretária ressaltou o trabalho das direções das escolas que se comprometeram para que o programa fosse realizado.

A prefeita Lucila Maggi observou que o meta da administração é trabalhar para uma educação integral e de qualidade. “Estamos dando nossa contribuição aos estudantes, ensinar, ser um bom exemplo, se reeducar para ser um cidadão mediador de conhecimentos universais, assim poderemos conviver em uma sociedade mais humana, educada e valorizada”. O programa tem apoio da APAE e da Secretaria de Meio Ambiente.