28/06/2012

Escola de Música, Artes e Ofícios de Bom Jesus é premiada na Famurs como um dos três melhores projetos do RS

A premiação aconteceu durante 19º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura...

A Secretaria de Educação, Lazer e Cultura (Smec), de Bom Jesus, participou no dia 20 de junho, em Porto Alegre, do “Prêmio Cultura Famurs/Codic”. O município foi premiado em terceiro lugar, na categoria Música, com o trabalho desenvolvido na Escola de Música, Artes e Ofícios.

A premiação aconteceu no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, durante 19º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura. O concurso premiou trabalhos nas categorias Livro, Leitura e Literatura; Artes Plásticas; Teatro e Circo; Vídeo e Fotografia; Música e Cultura Popular, Étnica e Folclore; além do prêmio especial Ação Cultural.

Escola de Música, Artes e Ofícios

Uma escola formadora de cidadãos. Assim pode ser definido o objetivo geral do trabalho realizado pela Escola de Música, Artes e Ofícios, em Bom Jesus. O projeto atende crianças, jovens e adultos.

Usando os elementos musicais, a ideia é capacitar os alunos e desenvolver o raciocínio, a atenção, a disciplina, a socialização e trabalhar os valores éticos fazendo com que a cultura transforme as pessoas e suas ações em boas práticas para a comunidade.

As atividades da Escola de Música iniciaram em 1997 quando o Departamento Municipal de Cultura deu início às suas primeiras oficinas de música e de teatro. Hoje, diretamente na Escola de Música são atendidos 200 alunos. Já nas escolas municipais, o número de aprendizes chega a 1 mil.

Em 2005, através de uma lei municipal foi criada a Banda Municipal de Bom Jesus e também o cargo para maestro. Desde então vem sendo trabalhada a formação de monitores, que atuam ensinando, na própria Escola de Música, e também em municípios vizinhos, o que possibilita uma abertura no mercado de trabalho e fonte de renda os para mestres.

Os cursos oferecidos na Escola consistem em aulas de acordeon, bateria, bombardino, bumbo leguero, canto-coral, clarinete, contrabaixo, elphonium, flauta doce, guitarra, piano, sax alto, sax horn, teclado, trambone, trompete e violão.

A Escola de Música, Artes e Ofícios de Bom Jesus fica localizada na Rua Sete de Setembro, 460. Mais informações pelo telefone (54) 3237.2658 ou pelo e-mail cultura@bomjesus.rs.gov.br.
Fonte:

Daiana Silva