22/04/2020 Educação e Cultura

Secretaria de Educação e Cultura continua empenhada e executando políticas públicas frente à pandemia do coronavírus

Secretarias Municipais estão empenhadas em manter as políticas públicas da administração, mesmo em tempos de pandemia

Apesar dos Decretos de situação de emergência e distanciamentos sociais ocasionados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), A Administração Municipal de Bom Jesus esteve atuante e empenhada no enfrentamento, não parando um minuto sequer de buscar as melhores condições para a comunidade local. E foi assim também na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. As aulas foram paralisadas em 18 de março através do Decreto Municipal 7.205 alinhado com o Decreto do Governo do Estado e esta determinação teve prorrogação pelo menos até o dia 30 de abril. Desde então, equipes diretivas e administrativas deram sequência aos trabalhos que não poderiam ser interrompidos, quanto que professores passaram a desenvolver atividades, em casa, de preparação, instrução e até de oferta de conteúdos aos alunos que foram orientados a ficar em casa, em isolamento social.

Quando da determinação de paralisação dos setores menos prioritários da administração municipal, atendendo a novo Decreto, a secretária Maria Niza Almeida Hoffmann organizou junto com o quadro de servidores uma escala, excetuando-se os de grupos de risco, para atendimento ao público através de revezamento e seguindo orientações de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. Os trabalhos burocráticos, como prestação de contas e encaminhamentos documentais e de abastecimento das informações para as instâncias de governo superiores, tiveram continuidade.

Importante ressaltar que nesse período também foram desenvolvidas ações específicas como orientações à rede de ensino com participação da Secretaria Municipal de Saúde. Também a secretaria ofereceu kits de merenda escolar para as crianças em situação de vulnerabilidade social, kits estes que foram organizados pelos responsáveis pelo setor da merenda escolar. “Foi gratificante ver a satisfação dos pais e dos responsáveis ao receberem os kits”, enfatizou Maria Niza. “A Educação Infantil, por entendermos a fundamental importância dessa primeira etapa escolar no desenvolvimento integral das crianças, nos traz grandes preocupações, fazendo, assim, que tenhamos um olhar sensível, observando as diferenças de cada aluno, para que possamos elaborar e executar as políticas públicas mais necessárias e condizentes com a nossa realidade social e escolar”, frisa a secretária.

A pandemia da covid-19 mudou o dia-a-dia fazendo com que a saúde passasse a ser a prioridade das prioridades nas nossas vidas. Mas, a premissa é sair desse momento difícil mais fortalecidos para resgatarmos todo o restante que é imprescindível ao ser humano, de forma especial a educação. “Estamos analisando, com muita responsabilidade e carinho, as melhores formas de fazer a educação e a cultura do nosso município voltar ao topo das prioridades, assim que possível. O nosso empenho será para recuperar o processo de ensino-aprendizagem desse período de recesso, através da otimização de todas as atividades educacionais e culturais. Estamos realmente preocupados em como garantir uma recuperação de qualidade e equidade para nossos alunos. Ficamos com uma certa ansiedade, mas continuamos focados nos nossos alunos, organizando um modelo de calendário de recuperação, juntamente com o Conselho Municipal de Educação e com o setor pedagógico da nossa Secretaria, com muita cautela e bom senso, porque o momento exige serenidade e reflexão, respeitando os direitos dos alunos, tentando minimizar essa situação, dentro da nossa realidade”, frisou a secretária Maria Niza. Para finalizar, ela disse: “Cuidemos uns dos outros e depois, juntos, cuidaremos dos recomeços. Todas as vidas são importantes. Diante de cada impossibilidade humana, há sempre uma possibilidade divina. Até breve, com as bênçãos de Deus”.

Nesta semana faremos uma entrevista com a secretária Maria Niza, em live pelo Facebook, oportunidade em que será explanado sobre o andamento das atividades da pasta e as ações desencadeadas para enfrentamento e por consequência da pandemia do novo coronavírus que está assolando o mundo todo.