23/03/2020

Devemos economizar água

Rios da região estão secos e barragem de captação da Corsan em Bom Jesus está com baixo nível de água

Publicação feita no Facebook pelo amigo Alexandre Arcari Becker, o Deco, emitiu sinal de alerta sobre a necessidade de economizarmos água, sob risco de desabastecimento. A estiagem que assola a região nos últimos meses já forçou o município de Bom Jesus, entre outros, a decretar Situação de Emergência devido aos prejuízos causados pela seca.

Ontem, dia 22 de março, foi o Dia Mundial da Água. Aproveitei para conferir em alguns locais como está a real situação da água e constatei a gravidade do caso. Não quero aqui criar mais pânico, justamente quando enfrentamos uma pandemia de coronavírus. Mas, assim como o Deco, quero reforçar o alerta: devemos economizar água.

A barragem da Corsan que abastece a cidade está com nível bem baixo. O Rio dos Touros quase sem água e a barragem secando. O Rio das Antas também está com volume de água bem baixo e, o Morais, está que é só pedras. Confiram as fotos em anexo.

Infelizmente, anos atrás já passamos por uma situação crítica de abastecimento, inclusive tendo a necessidade de se buscar água no Rio das Antas utilizando caminhões tanque. Agora, com a maioria da população em casa e devido aos cuidados para evitar o contágio e transmissão do coronavírus, que exige mais vezes lavarmos as mãos e banhos mais seguidos, certamente aumenta o consumo e acelera o desabastecimento. Prosseguindo a estiagem, certamente ocorrerá o racionamento. As previsões de chuvas não são as melhores, pois apresentam possibilidades só no final de semana, e os volumes apresentados não são de quantidade expressiva.
Economizar água é vital!

Texto e Fotos: Duclerc Silva