O município de Bom Jesus vive um novo momento. Gente que procurava trabalho agora está empregada ou tocando o próprio negócio. Novas empresas e instituições estão se instalando na cidade. ...
O município de Bom Jesus vive um novo momento. Gente que procurava trabalho agora está empregada ou tocando o próprio negócio. Novas empresas e instituições estão se instalando na cidade.
O povo tem recebido apoio e orientação para se qualificar e viver melhor. De olho na qualidade de vida, a Prefeitura tem desenvolvido programas de saúde alimentar na rede pública e oferecido projetos que exercitam o corpo e a mente dos moradores, como a academia ao ar livre.
Na educação, o cuidado é constante. Crianças e jovens recebem os ensinamentos dos mestres. A prefeitura complementa oferecendo capacitação aos professores e desenvolvendo ações para fortalecer a cidadania, como os projetos de “Educação e Turismo”, “Educação e Meio Ambiente” e os cursos de informática.
Para formar profissionais, a administração também faz a sua parte. Dentro da prefeitura realiza projetos que valorizam e incentivam o crescimento do funcionário público. Quem faz um bom trabalho ou se qualifica recebe aumento de salário. Uma ação nunca antes realizada dentro da Prefeitura de Bom Jesus.
O concurso público também merece destaque. A prefeitura tem novos profissionais. Gente capacitada de Bom Jesus ou de fora do município, que pode oferecer um bom trabalho e em contrapartida ter estabilidade e dar continuidade aos importantes projetos do município. Essas são algumas das boas notícias. Veja neste informativo como a prefeitura está cuidando do seu povo e por que a vida do bom-jesuense está ficando melhor.
Os motivos do crescimento:
Projeto de instalação da Caixa Econômica Federal
- Obras de conclusão da RS 110
- Obras de construção da Usina Pezzi
- Instalação da fábrica de calçados
- Instalação da fábrica de chocolates
- Projeto de instalação da Usina Cavalinho 1
- Projeto de instalação da Usina Paiquerê
- Concurso Público na Prefeitura
- Projeto de valorização e qualificação do funcionário público
Gerando empregos
O empresário André Vargas deixou Palmeira das Missões, no noroeste do Estado, para montar uma fábrica de calçados em Bom Jesus. A empresa começou as atividades em agosto de 2010 empregando 25 pessoas. Hoje, com novos contratos, a fábrica já emprega 41 trabalhadores. A expectativa, até o final de 2011, é de dobrar o número de contratações.
André Vargas
Nova oportunidade
Juliana da Silva tem 26 anos. Há seis meses trabalha na fábrica de calçados na tarefa de confeccionar modelos, que logo mais estarão nas vitrines de grandes lojas. Para ela, a nova atividade foi a oportunidade que faltava para crescer profissionalmente sem ter que deixar Bom Jesus.
Juliana da Silva
Voltando para Bom Jesus
Eles nasceram em Bom Jesus e como a maioria dos jovens foram embora para cursar uma faculdade. Bruno de Mello, 25 anos, e Frederico Gonçalves, 26 anos, se formaram e resolveram voltar para a cidade natal. Há um ano, os amigos, e agora cirurgiões-dentistas, estão em Bom Jesus tocando o próprio negócio, a Multiclínica, empresa especializada em serviços odontológicos. A decisão foi tomada quando perceberam que havia oportunidade de negócio e crescimento no município.
Bruno de Mello e Frederico Gonçalves
Investindo aqui
A experiência na produção de chocolates em Gramado e a abertura de novas oportunidades em Bom Jesus estimularam o casal de noivos Maria Eduarda, 19 anos, e Alex Boeira, 23 anos, a montarem o próprio negócio. Em dezembro de 2010, eles abriram, em Bom Jesus, uma pequena fábrica e junto uma loja de chocolates onde produzem 200 quilos por mês. O casal já tem planos de ampliar a fábrica e gerar empregos para a comunidade bom-jesuense.
Maria Eduarda e Alex Boeira
Reconhecimento por bom desempenho
Eurico da Rosa, 64 anos, conhecido na comunidade como “Dr. Eurico”, teve aumento de 5% no salário por bom desempenho de suas atividades. Há 34 anos ele trabalha na Prefeitura de Bom Jesus e esta é a primeira vez que recebe aumento salarial por reconhecimento.
Dr. Eurico
Valorização por capacitação
O programa de capacitação da Prefeitura de Bom Jesus melhorou a vida da funcionária pública Cleusa de Souza, 41 anos. Há 21 anos ela trabalha no setor de limpeza e só havia estudado até a 4ª série do primário. Com o estímulo do programa, ela voltou para os bancos escolares, fez o curso de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e concluiu o 2º grau. Com isso, teve um aumento de 20% no salário. Sonhos concretizados e que não param por aí. Este ano, ela fará vestibular para o curso de Pedagogia.
Cleusa de Souza
Da cidade
Profissional realizada. É assim que se define a professora de educação infantil Sabrina Fontana, 31 anos. Ela é de Bom Jesus, passou em 18º lugar no concurso da Prefeitura e dá aula na escola Marieta de Oliveira Reis. Sabrina está feliz com a conquista e pretende retribuir oferecendo um excelente ensino às crianças.
Sabrina Fontana
De fora
Guilherme Klumb, 24 anos, se formou em Turismo em 2008. Passou no concurso e deixou São Lourenço do Sul, na zona sul do Estado, para assumir o cargo no Departamento de Turismo, na Prefeitura de Bom Jesus. Para ele, a conquista teve um duplo significado. Além de ser uma oportunidade de desempenhar funções ligadas à sua área de formação, avalia de forma gratificante trabalhar em uma prefeitura que dá visibilidade ao turismo e que se preocupa em estruturar um setor cada vez mais representativo na economia local.
Guilherme Klumb
Fonte: Informativo da- Prefeitura de Bom Jesus - Maio / 2011
Daiana Silva
Assessoria de Comunicação
(51) 8187.0085
comunicacao@bomjesus.rs.gov.br