11/05/2018

Conselho Comunitário da Baesa esteve reunido em Pinhal da Serra no dia 8

Representantes dos municípios gaúchos que integram o Conselho Comunitário Consultivo (CCC) da Barra Grande Energética S.A. (BAESA) estiveram reunidos na tarde de terça-feira, dia 8 de maio, na Câmara de Vereadores de Pinhal da Serra. Coordenado por Zulmar Silva, o encontro foi iniciado com a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, realizada em Bom Jesus no dia 27 de fevereiro quando o CCC definiu pela elaboração de um livro didático no novo programa de educação ambiental. Segundo ele, esta proposta vai abri portas para novos desafios, vai enriquecer o currículo dos participantes, deixará um legado de conhecimento com temas relevantes para a comunidade, todo o trabalho será desenvolvido por pessoas da região e vai divulgar para os jovens temas locais relevantes.

Assim, o primeiro ponto da pauta da reunião em Pinhal da Serra foi sobre a elaboração e edição do livro. Entre as definições para este trabalho estão: os Conselhos deverão realizar a preparação textual; o público alvo será composto por alunos de sexto e sétimo ano da rede regular de ensino; todo o trabalho será realizado por pessoas membros do CCCs e de forma voluntária; e, que a primeira revisão textual será feita por Cleonice Godoy, formada em pedagogia, e por Kely Mattos, Jornalista, ambas da BAESA. O CCC gaúcho já indicou os nomes que integrarão o grupo que vai executar a elaboração do livro, estando entre eles o Duclerc Silva, de Bom Jesus, e Ajadil Costa, de Esmeralda, entre outros. Ficou definido que será marcada um reunião que deve ocorrer ainda neste mês de maio para que os indicados já comecem a tratar conjuntamente sobre a realização.

Outro item da pauta foi sobre ao programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para o setor elétrico. Conforme a Lei 9.991/2000, as concessionárias de geração de energia elétrica devem investir 1% da sua Receita Operacional Líquida (ROL) em projetos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Setor Elétrico. Diante disso, Henrique Alves Torello Vieira foi convidado para explanar sobre o programa. As atividades que podem ser relacionadas à execução de projetos de P&D são aquelas de natureza criativa ou empreendedora, desenvolvidas sistematicamente, com vistas à geração de novos conhecimentos ou aplicação inovadora de conhecimento existente, inclusive para investigação de novas aplicações. Foram explicitados os caminhos para apresentação ode projetos, esclarecidas dúvidas e aberto um canal entre a comunidade regional e o P&D da BAESA.

A próxima reunião do CCC BAESA dos municípios do RS deve ser realizada dentro de 75 dias, no município de Esmeralda.

Duclerc João da Silva - Texto e Fotos
54 32371471 - 54 996563558