20/10/2011

Comitiva de Bom Jesus e da região defende projeto sobre uso do fogo como prática de manejo nos Campos de Cima da Serra

Representantes da região reuniram-se com presidente da Assembleia, deputado Adão Villaverde, em Porto Alegre...

Após o Projeto de Lei 175/2011 ter parecer aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no dia 18 de outubro, uma comitiva de Bom Jesus e da região dos Campos de Cima da Serra esteve ontem (19) acompanhada dos deputados Maria Helena Sartori (PMDB), Ronaldo Santini (PTB) e Alceu Barbosa Velho (PDT) no gabinete do presidente da Assembleia, deputado Adão Villaverde (PT), para tratar sobre a proposta que altera a Lei nº 9.519, de 21 de janeiro de 1992, que institui o Código Florestal do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências, principalmente no que diz respeito ao uso do fogo como prática de manejo ou queima controlada nas florestas, com critérios e permissão de laudo técnico.

Os prefeitos de Bom Jesus, José Paulo de Almeida, e de São José dos Ausentes, Erivelto Velho, e outras autoridades da região explicaram que, antes de ir à votação em plenário, faziam questão de apresentar formalmente e conversar sobre o projeto com o chefe do Legislativo.

“Vamos buscar agora junto às bancadas de todos os partidos o apoio para a aprovação do projeto”, destacaram. Almeida ainda explicou o motivo da defesa da flexibilização e da liberação das queimadas. “É uma queima de campo controlada e que representa muita importância para a região. Existe até um estudo realizado pela Universidade de Caxias do Sul que comprova o que defendemos. Tem locais que realmente não tem possibilidade de entrar máquinas e a queimada controlada é a alternativa ideal”, defende.

Participaram também da reunião os vereadores de Bom Jesus, Cassiano Subtil e Lucila Maggi; o vereador de São Francisco de Paula, Homero Costa; o presidente da Câmara de São Francisco de Paula, Thiago Teixeira; o secretário de Agricultura de São José dos Ausentes, Antônio Ribeiro e o representante do Sinduscom de Bom Jesus, Paulo Silveira.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Presidência / Assembleia Legislativa RS

Daiana Silva