06/01/2017

Chuvas causam alagamentos e geram inúmeros transtornos

Assim como outros tantos municípios do Estado, em Bom Jesus a forte chuva que caiu no início da noite desta quarta-feira, dia 4 de janeiro, causou alagamentos em diferentes pontos da cidade e interior, ocasionando transtornos e gerando prejuízos. Foram mais de 120 milímetros de chuva em cerca de trinta minutos. Servidores da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, liderados pelo próprio titular da pasta, Alexandre Becker, trabalharam até por volta das 22h30min para tentar solucionar problemas e ao menos amenizar os transtornos causados pela forte precipitação pluviométrica. Até mesmo o prefeito Frederico Arcari Becker prestou auxílio em diversos pontos da cidade, aos moradores atingidos pelo temporal colocando a municipalidade ao lado e apoiando aqueles que foram assolados. As intempéries que se abalam nesta época deixam todos em alerta e mesmo as previsões meteorológicas sofrem alterações momentâneas e assolam pontos isolados e diversos.

Na cidade de Bom Jesus, foram registrados alagamentos mais expressivos principalmente nos bairros Centro, Santa Catarina, Tietbohl, Vila Pinto, Fonseca/Leotídea, mas tivemos dificuldades em todos os lugares. Alguns destes locais já são identificados como pontos críticos pelo tipo de terreno e pela existência de nascentes, córregos e/ou cursos d'água. Porém, o que mais tem ocasionado os alagamentos são os maus hábitos das próprias pessoas. Infelizmente é comum observarmos bocas de lobo e redes de esgotos entupidas por resíduos sólidos e lixo jogados indiscriminadamente em locais inapropriados.

"Estas trombas d'água que caem repentinamente arrastam junto muito lixo e estes interrompem o escoamento. Nossa secretaria tem feito o possível para manter os bueiros limpos, mas não temos vencido a falta de consciência ecológica das pessoas. Não fugimos à responsabilidade da Prefeitura, mas também precisamos reconhecer que é uma soma de fatores que acabam por trazer problemas e prejuízos para todos", frisa o secretário Alexandre.

A madrugada de quarta-feira já teve um forte temporal que alagou ruas e a cidade amanheceu sem energia elétrica, o que foi restabelecido por volta das 8horas. O volume de precipitação com fortes núcleos de chuva tem se abatido, intercalando-se com momentos de calor intenso, sendo que nos últimos dias foram registradas temperaturas em torno de trinta graus em Bom Jesus. As previsões agora são de que uma frente fria avança com intensidade propiciando chuva mais generalizada e amenizando o calor.

Veja algumas fotos reproduzidas a partir de registros em redes sociais feitos por diversos munícipes bom-jesuenses.

Fonte: