22/08/2018 Agricultura

Chegada do Fogo Simbólico abre comemorações cívicas

Com a chegada do Fogo Simbólico, na manhã desta sexta-feira, 24 de agosto, será aberta a programação alusiva às comemorações cívicas da Pátria em Bom Jesus. Às 10h30min o Fogo Simbólico será conduzido desde o Parque Municipal de Rodeios até a Prefeitura Municipal onde será realizada a solenidade com homenagem à senhora Eni Borges Macedo. A homenagem do Fogo Simbólico nos últimos anos tem sido para uma professora que já tenha prestado relevantes serviços à comunidade.

Em sua 81ª edição, o evento representa o respeito pelo Brasil e o civismo. O tema nacional deste ano é o Projeto Rondon, que objetiva levar a juventude universitária a conhecer a realidade deste país continental, multicultural e multirracial e, especialmente, de proporcionar aos estudantes universitários a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do País. Esta ação foi gerada pelo Governo Federal há 50 anos e trouxe resultados expressivos para o desenvolvimento do Brasil e para o fortalecimento do sentimento patriótico. Regionalmente, a Liga da Defesa Nacional presta homenagem ao Tribunal da Justiça Militar do Rio Grande do Sul, no ano em que a entidade comemora 100 anos de atuação no território gaúcho, em virtude de sua relevante participação entre as instituições que fortalecem o Estado.

Depois, as atividades se estendem de 1 a 6 de setembro com hasteamentos e arreamentos das bandeiras às 8 e às 17 horas, respectivamente, na frente da Prefeitura de acordo com cronograma montado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer (SMEC), integrando diversas entidades do município. No dia 5 de setembro, quarta-feira, a partir das 10 horas, será realizado na frente da Prefeitura Municipal o ato de Juramento à Bandeira dos alistados de Bom Jesus e São José dos Ausentes, de classe de 2000 e anteriores em atraso. Em caso de chuva, o Juramento à Bandeira será no Ginásio de Esportes Leandrão.

O tradicional Desfile Cívico da Pátria será no dia 7 de setembro, a partir das 14h30min, tendo como percurso a avenida Manoel Silveira de Azevedo, desde a esquina da Major Antônio Inácio Velho (Caixa Federal) até a esquina da Joaquim Marques Acauan (Banco do Brasil). A ordem do Desfile será a seguinte:

- CARRO da BRIGADA - PMs juntamente com seus familiares

- Conduzirão as bandeiras: Nathália Borges Silveira - Bandeira do Brasil, Paula Soares Antônio - Bandeira do RS e Nicoly de Liz Walter – Bandeira do Município

- Escolas de Educação Infantil: - Ciranda do Saber, Marieta de Oliveira Reis, Dorvalina Jacoby Silveira e Irmã Maria Branca.

- Escolas de Ensino Fundamental - Escola de Educação Especial Ararê Barbosa de Almeida/APAE, Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur da Silva Ferreira, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bom Jesus, Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmãs Ramos, Colégio Estadual Frei Getúlio, Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Marques e Escola Nossa Senhora das Graças.

- Instituições: Rotary, Lions e Grupo Vó Joaninha

- SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – Melhor Idade, CRAS e Conselho Tutelar

- CTG Presilha do Rio Grande e CTG Herança de Tropeiros

- BANDEIRA DO TROPEIRISMO