Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
28/06/2012
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Celebre a festa que é fruto da nossa terra

Vem aí a Festa da Gila 2012!...

Originária dos países de grandes altitudes, a gila vem sendo estudada por pesquisadores que buscam entender como esse fruto, que faz parte da família das abóboras e das melancias, veio para o Rio Grande do Sul, introduziu-se na culinária gaúcha, e hoje, é cada vez mais rara de ser encontrada, exceto na região mais alta e fria do Estado.

Em Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, o fruto é encontrado em abundância e utilizado na culinária em pratos doces e salgados. Por isso, ganhou um evento, a Festa da Gila. Este ano, os festejos acontecem de 13 a 16 de julho e o objetivo é valorizar a agricultura, preservar o cultivo do fruto e atrair visitantes para conhecer o município e suas belezas naturais.

O principal atrativo do evento é a Feira de Produtos Caseiros e Artesanais, que reúne expositores de Bom Jesus, na maioria famílias de pequenos agricultores, para comercializar delícias caseiras, como as roscas de polvilho, as bijajicas, as rapadurinhas de gila, os doces em calda, entre outros.

Durante a Festa da Gila a comunidade também irá comemorar o aniversário de 99 anos emancipação política de Bom Jesus. Para festejar o lançamento do Centenário, uma programação variada prevê apresentações teatrais, danças, e também, shows musicais. Entre as atrações estão os shows da dupla sertaneja Cairon e Gustavo, no sábado, dia 14 de julho, às 21 horas; e do Guri de Uruguaiana, no domingo, dia 15 de julho, às 18 horas.

Encontro dos Produtores Rurais
No sábado, 14 de julho, às 9 horas, acontece o 4º Encontro dos Produtores Rurais de Bom Jesus, no Salão Paroquial. O evento, que faz parte da programação da Festa da Gila, debaterá diversos temas, entre eles o Código Florestal. Durante o encontro haverá palestra com a pesquisadora da área de Recursos Genéticos da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, Rosa Lia Barbieri, que falará sobre os estudos que vêm sendo realizados sobre a gila, a extinção do fruto na zona sul do Estado, os planos de comercialização de sementes e os benefícios para o tratamento de doenças, como o diabetes.

A Gila
Externamente a gila assemelha-se a uma melancia. Sua polpa é macia, fibrosa, branca e levemente adocicada. O fruto possui muitas sementes de cor preta e achatadas e a casca tem cerca de 3 mm de espessura. Em Bom Jesus a gila é muito utilizada no preparo de doces em calda, cristalizados, bombons, rocamboles e folheados; e também, em pratos salgados, como lasanhas, empadas e saladas.

O Plantio
Para o povo serrano, a gila é um fruto típico. Nos quintais das casas, em Bom Jesus, é comum encontrar plantações de gila. O cultivo é bem simples: basta jogar as sementes no solo e esperar os frutos. A colheita acontece anualmente antes da primeira geada.

A 7ª Festa da Gila é uma promoção da Prefeitura de Bom Jesus e conta com o financiamento do Governo Federal através da Lei de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO
O quê: 7ª Festa da Gila
Quando: De 13 a 16 de julho de 2012
Onde: Ginásio Poliesportivo – Bom Jesus / RS
Entrada: Gratuita

MAIS INFORMAÇÕES
www.bomjesus.rs.gov.br/festadagila
http://twitter.com/festadagila
(54) 3237.1585

Fonte:

Daiana Silva
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Conteúdo Rodapé