Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
18/02/2022 Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

CAPS divulga um balanço dos atendimentos realizados em 2021

Ao todo foram mais de quatro mil atendimentos em 2021

Durante o ano de 2021 foram realizados 4.198 atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Assistência Social e Psiquiatria.  Ainda foram realizados encaminhamentos para as demais áreas de atenção do município, bem como participações em palestras, rodas de conversa, programas de rádio, lives, capacitações e ações em datas específicas junto a comunidade de Bom Jesus.

Nutrição: a procura se deu por emagrecimento de livre demanda, por encaminhamento médico e clínico para melhora de doenças crônicas, bem como atendimentos domiciliares em casos de suplementação supervisionada em idosos, adultos e crianças. Ainda foi oferecido o serviço de Auriculoterapia que consiste na estimulação mecânica de pontos específicos da orelha para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos.

Fonoaudiologia: as sessões foram focadas nas áreas de linguagem oral e escrita, fala, voz, audição, disfagia, comunicação e motricidade orofacial. Os atendimentos consistem em sessões semanais de fonoterapia, onde é possível perceber uma melhora, na maioria dos casos, a partir da 12º sessão. Nestes casos, os atendimentos são agendados a partir de demanda livre ou encaminhamento médico.

Tabagismo: Foram atendidos 81 usuários, sendo que as dependências associados ao uso do tabaco foram compreendidas em 31 pacientes com dependência física, 31 com dependência associada e 22 com dependência psicológica. A pessoa pode ter uma ou as três dependências juntas, sendo que a física é causada pela nicotina, a associada são os hábitos individuais/sociais e a psicológica é o sentido ou a função que o cigarro tem ou ocupa em sua vida.

Psicologia: atuação nas diversas demandas emocionais e psíquicas dos pacientes, com a psicoterapia breve. Os atendimentos se dão através de busca espontânea e encaminhamentos. Ainda, nos atendimentos relacionados à dependência química, foram encaminhados para internação com fins de desintoxicação pelo uso de drogas em torno de 100 pacientes, que seguiram em tratamento ambulatorial. Formação de grupos terapêuticos como psicoeducação para familiares de dependentes químicos, pais de autistas e adolescentes.

O CAPS tem a função de receber o paciente que busca por atendimento de forma voluntária, bem como pacientes encaminhados pelos familiares, UBS ou de forma judicial. Em 2022,os profissionais do CAPS seguem com os atendimentos dentro das áreas já especificadas, destacando ainda o trabalho da Assistente Social, Terapia Ocupacional e da Psiquiatria.

Assessoria de Comunicação 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé