Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
11/01/2023 Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

CAPS de Bom Jesus realiza mais de sete mil atendimentos em 2022

Psicologia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional, enfermagem, assistência social e psiquiatria são os serviços prestados

Durante o ano de 2022, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Bom Jesus realizou mais de sete mil atendimentos nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional, enfermagem (que inclui as PICS como acupuntura, ventosaterapia, auriculoterapia), assistência social e psiquiatria. Também foram feitos encaminhamentos para as demais áreas de atenção do município, bem como participações em palestras, rodas de conversa, programas de rádio, lives, oficinas no Grupo de Voluntárias de Combate ao Câncer Amor à Vida, capacitações e ações em datas específicas como Setembro Amarelo junto a comunidade de Bom Jesus.

Resumo de alguns atendimentos realizados:

Nutrição: a procura se deu por emagrecimento de livre demanda, por encaminhamento médico e clínico para melhora de doenças crônicas, bem como atendimentos domiciliares em casos de suplementação supervisionada em idosos, adultos e crianças.

Fonoaudiologia: as sessões foram focadas nas áreas de linguagem oral e escrita, fala, voz, audição, disfagia, comunicação e motricidade orofacial. Os atendimentos consistem em sessões semanais de fonoterapia, onde é possível perceber uma melhora, na maioria dos casos, a partir da 12º sessão. Nestes casos, os atendimentos são agendados a partir de demanda livre ou encaminhamento médico.

Psicologia: atuação nas diversas demandas emocionais e psíquicas dos pacientes, com a psicoterapia breve. Os atendimentos se dão através de busca espontânea e encaminhamentos. Ainda, nos atendimentos relacionados à dependência química, foram encaminhados para internação com fins de desintoxicação pelo uso de drogas em torno de 100 pacientes, que seguiram em tratamento ambulatorial. Destacamos também a realização de diversos grupos terapêuticos como psicoeducação para familiares de dependentes químicos, pais de autistas, tabagismo e adolescentes.

PICS:  Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

São recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Foram oferecidas no CAPS as seguintes práticas: auriculoterapia, acupuntura, ventosaterapia, reiki e aromaterapia.

O CAPS tem a função de receber o paciente que busca por atendimento de forma voluntária, bem como pacientes encaminhados pelos familiares, UBS ou de forma judicial. “Seguiremos em 2023 com os atendimentos nas áreas citadas acima, sempre prezando pela melhora da saúde mental e qualidade de vida dos nossos pacientes”, destaca a coordenadora psicóloga Laura Edivane Maciel Velho.

Assessoria de Comunicação

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé