21/01/2017

BR 285 interditada na Serra da Rocinha pelo menos até junho

Prefeitura de Bom Jesus solicitou mais informações e orientações sobre interdição da rodovia e roteiros alternativos...

Com a interdição do tráfego pela BR 285 devido as obras de asfaltamento na Serra da Rocinha, inúmeros turistas e viajantes estão passando pela cidade de Bom Jesus com destino ao litoral, utilizando como rota alternativa a ERS 110. “Essa é uma boa oportunidade para que mais pessoas conheçam nossa cidade e comprem alguma coisa deixando algum dinheiro aqui”, acreditam os comerciantes, principalmente de postos de combustíveis e de alimentos e bebidas, mas também da rede hoteleira, farmácias e até mesmo serviços.

A interdição, desde o dia 15 de dezembro, foi uma medida de segurança e que busca dar celeridade à conclusão das obras no trecho de 13 quilômetros na Serra da Rocinha, em Timbé do Sul. A previsão inicial é de interrupção do trânsito por pelo menos seis meses, ficando permitido o trânsito apenas para moradores do trecho. Para sanar dúvidas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disponibiliza o telefone com ligação gratuita da ouvidoria: 0800 60 21 285.

Placas informando as alterações foram instaladas em pontos estratégicos de acesso à rodovia em Araranguá e Timbé do Sul, ambos em Santa Catarina, e Vacaria e São José dos Ausentes, estes no Rio Grande do Sul. Isto ocasionou algumas dificuldades e certo desgaste para Bom Jesus. Muitos não entendem que o melhor roteiro passa por dentro da cidade de Bom Jesus e acabam seguindo diretamente para Ausentes, de onde acabam retornando para Bom Jesus para acessarem a ERS 110, o que acarreta num aumento em 80 quilômetros de viagem pela ida e volta desnecessária.

Claro que existem outros roteiros alternativos, mas que são menos aconselháveis de usar. Um deles seria seguir pela ERS 020 em direção a Cambará do Sul, cujo acesso pela BR 285 fica a cerca de quatro quilômetros da divisa entre RS e SC, devendo o motorista seguir pela Serra do Faxinal (ERS 427 e SC 290) até Praia Grande/SC, porém é longo trecho de estrada de chão batido.

Atendendo reivindicação da Administração Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Assessoria de Comunicação, nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro, foi instalada mais uma placa de orientação quanto à interdição, esta logo após o trevo que dá acesso à cidade de Bom Jesus, mas na BR 285 em direção a Ausentes, o que facilita em caso de decidir retornar para acessar a ERS 110 tendo que passar por dentro da cidade.

O município de Bom Jesus enfrentou dificuldades e até prejuízos pela falta e/ou informações imprecisas, bem como inexistência de mais placas orientadoras do trânsito nesta rodovia. Então, para amenizar o problema, foram instalados em diversos pontos comerciais das cidades da região um mapa com informações sobre a interdição e alternativas de roteiros. Também foi colocada uma placa antes do trevo que mostra o desvio para a ERS 110 indicando como destino Torres, através do tráfego pela ERS 453, a Rota do Sol, até a BR 110 em Terra de Areia.

O trecho interditado integra o Lote 2 do empreendimento, o qual compreende 22 quilômetros – entre o km 33,8 e o km 55,8. O consórcio Setep/ Ivaí/Sotepa também já executa a mesoestrutura (pilares) da ponte sobre o rio Serra Velha, além da supressão vegetal e da terraplanagem do contorno da área urbana de Timbé do Sul, que conta com quatro quilômetros de extensão.

Já o Lote 1, em São José dos Ausentes, está paralisado e aguarda nova licitação para a retomada das atividades em trecho de oito quilômetros. Simultaneamente às obras, a Gesto Ambiental (STE AS), contratada pelo DNITpor licitação, realiza ações visando minimizar, prevenir ou compensar os impactos negativos e potencializar os positivos. São executados 24 programas ambientais que incluem cuidados com a fauna, a flora, o solo, os recursos hídricos, as populações lindeiras, entre outras iniciativas de preservação.

Fonte: Assessoria de Comunicação Bom Jesus

Duclerc Silva