Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
04/09/2017 Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Bom Jesus teve caminhada do Setembro Amarelo no dia 1º

Grande número de pessoas circularam pelas ruas centrais de Bom Jesus, na tarde de sexta-feira, 1º de setembro, numa caminhada do Setembro Amarelo, evento realizado pelas equipes de Saúde Mental e do Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB) da Secretaria Municipal de Saúde. A atividade recebeu o apoio de diversas entidades e escolas que se envolveram.

A quantidade de pessoas que tiram a própria vida vem crescendo ao longo dos anos em todo o Brasil. Números do Ministério da Saúde mostram que são 32 brasileiros mortos por dia, total superior ao de vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer. Para especialistas, nove em cada 10 casos de suicídio poderiam ser evitados com encaminhamento correto ao tratamento.

Justamente com o objetivo de reverter o aumento crescente das mortes surgiu no Brasil, em 2014, o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. Iniciada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha aborda a tentativa e a concretização do ato de se matar como um problema de saúde pública.

“Setembro amarelo é uma programação de valorização da vida e prevenção ao suicídio, com ações de informar, conscientizar, alertar, ou seja, de prevenção ao suicídio”, destacam os organizadores. O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas durante todo o mês, no Brasil inteiro, teremos inúmeras atividades relacionadas. Em Bom Jesus, além da caminhada de sexta-feira, durante este mês os profissionais da saúde terão palestras e capacitações com orientações para a prevenção e forma de agir diante dos casos.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Duclerc João da Silva - Texto e Fotos
Assessor de Comunicação
54 32371471 - 54 991354465
ascom@bomjesus.rs.gov.br - duclercsilva@gmail.com

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé