16/11/2021 Gabinete da Prefeita

Bom Jesus terá Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro

Bom Jesus passará a ter o Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB). Tratativas neste sentido já foram definidas com o 5º Batalhão dos Bombeiros Militares de Caxias do Sul. Na última sexta-feira,12/11, foi realizada uma audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores do município, para esclarecimentos de como funcionará o serviço. Bom Jesus já tem os Bombeiros Voluntários que vinham prestando atendimento nas ocorrências. O grupo faz parte de uma associação, que agora deverá ser extinta, e os integrantes que desejarem serão incorporados ao SCAB.

Na audiência pública, o Tenente-Coronel Julimar Fortes Pinheiro, comandante do 5º Batalhão dos Bombeiros Militares explicou o que determina a legislação referente a instalação do SCAB em Bom Jesus. Segundo o comandante, está sendo preparado um termo de cooperação técnica entre o Estado e o município. “É uma portaria de 2019, e que recentemente foi atualizada, levará um intervalo até que todas as questões burocráticas sejam encaminhadas”. Mas neste período de encaminhamento dos termos dessa cooperação, os bombeiros voluntários já desenvolverão algumas atividades. O Tenente-Coronel Fortes adiantou que serão realizadas ações com o objetivo de promover o nivelamento técnico dos atuais bombeiros voluntários. “Serão treinamentos para que possamos entender como está o nível de resposta desse grupo aos mais diversos tipos de ocorrências”.

A prefeita Lucila Maggi, que passa a ser a responsável pelo SCAB, ressaltou os avanços obtidos nos últimos anos com a estruturação dos Bombeiros Voluntários. “Queremos agora, além de estar dentro do que determina a legislação, dando um passo mais para que se possa prestar um serviço de qualidade a população”.

A ideia, segundo a prefeita, é abrir oportunidade para que mais pessoas possam se candidatarem a serem bombeiros voluntários no município. Nos próximos dias será divulgado um cronograma de atividades que serão realizadas dentro do que estabelece o SCAB. Por ocasião da audiência pública, o Tenente-Coronel Fortes já fez entregue de alguns equipamentos aos Bombeiros Voluntários.

Fotos: Gustavo Velho