Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
19/09/2018 Educação e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Bom Jesus tem ações da Semana Nacional de Trânsito

Através do Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, Bom Jesus tem ações da Semana Nacional de Trânsito 2018. A Semana de Trânsito, que acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, este ano tem como tema “Nós somos o trânsito”. O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pela comunidade acompanha a evolução faz ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020. O objetivo é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

“O primeiro passo, para ser um bom motorista e um bom cidadão, é fazer uma autocrítica honesta do próprio comportamento ao volante, do grau de agressividade e dos maus hábitos. Depois disso, é possível adotar um padrão de comportamento civilizado e aceitar as deficiências das outras pessoas”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal do Trânsito.  “Não basta trabalhar o tema apenas durante uma semana, é muito importante que a abordagem se estenda durante todo o ano, contribuindo para uma efetiva mudança de comportamento da população”, salienta Mariano.

Algumas práticas que você pode adoitar para termos mais segurança no trânsito:

* RESPEITE A FAIXA DE PEDESTRES - Condutores devbem ficar atentos e dar preferência aos pedestres e ciclistas que quiserem atravessar a faixa.

* USE CINTO DE SEGURANÇA - Dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mostram que um carro bater num objeto fixo a uma velocidade de 60km/h equivale a cair de um prédio de quatro andares (aproximadamente 14 metros). Mesmo que o veículo esteja em velocidade de 20km/h, o impacto sob um objeto fixo resulta numa frorça superior a 15 vezes o peso da pessoa.

* USE CAPACETE - Motociclistas que não utilizarem o capacete, além de colocar a própria vida em risco, cometem infração gravíssima e estão sujeitos à multa.

* ÁLCOOL X DIREÇÃO - Segundo a OMS, em 2012, 15% das mortes mundiais decorrentes de acidentes de trânsito estão relacionadas ao consumo de álcool. No Brasil, estima-se que 18% dos acidentes de trânsito entre homens foram causados pelo uso de bebidas alcoólicas e, destes, 5,2% por mulheres. Por esse motivo, a legislação tem se tornado mais rigorosa e específica e inúmeras campanhas de conscientização e fiscalização sendo realizadas.

* RESPEITE O LIMITE DE VELOCIDADE - O cérebro demora pelo menos 1 segundo para reagir diante de um novo estímulo. A 80km/h, em pista seca, o carro percorre 22 metros neste tempo, antes de o motorista pisar no freio. Abusar da velocidade é precisar de mais tempo e espaço para frenagens. Ainda a 80km/h, depois de acionado o freio, são mais 30 metros até o carro parar. Circular dentro da velocidade permitida na via ajuda a evitar acidentes justamente pelo controle das reações do motorista diante de obstáculos ou riscos.


Fonte: Portal do Trânsito e Departamento Municipal de Trânsito

Duclerc João da Silva
Assessor de Comunicação
54 32371471 - 54 996563558
ascom@bomjesus.rs.gov.br - duclercsilva@gmail.com

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé