25/01/2023 Saúde

Bom Jesus irá implementar programa de atendimento a pessoas com autismo

Está na fase final o processo para implantação na região do Programa de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEAcolhe). A ação coordenada pelo Governo do Estado possui um Centro Macrorregional de referência que estará localizado em Gramado e um Centro Regional em Vacaria. Em Bom Jesus será aberto um espaço exclusivo para o atendimento de pessoas com autismo tendo uma equipe técnica com profissionais como psicólogos, assistente social, neurologista, fonoaudiólogo, entre outros. A secretária da Saúde Renata Zamban Paim destaca que os pacientes serão encaminhados para Vacaria para avaliação em caso graves do transtorno, e a partir dos diagnósticos retornam com um plano de trabalho a ser executado pelos profissionais ligados a secretaria da Saúde do município.

O Centro Regional de Referência funcionará em parceria com a ONG Passo Amigo. Recentemente os representantes da APAE, da secretaria da Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social, da ONG Passo Amigo e do Centro Macroregional estiveram reunidos em Bom Jesus para alinhar algumas tratativas em relação a implantação desse programa nos próximos dias. Atualmente nove pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo estão sendo atendidas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).  Ainda segundo a secretária Renata Zamban, esta sendo realizado projeto de implantação centro de equoterapia para os pacientes de Bom Jesus.

Saiba mais sobre o programa: https://saude.rs.gov.br/teacolhe