Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
06/05/2022 Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Bom Jesus intensifica ações de combate a dengue

Agentes de endemias pedem a colaboração da comunidade especialmente permitindo a entrada das moradias para identificar possíveis criadouros de mosquito Aedes

A equipe de agentes de endemias de Bom Jesus concluiu o levantamento rápido do índice do mosquito Aedes Aegypti (LIRA). Trata-se de um método de amostragem para observar os índices de infestação nos criadouros inspecionados. Foram sorteados quarteirões, mas todos os bairros da cidade estão sendo visitados pelos agentes afim de verificar a situação. As larvas coletadas são enviadas para análise em laboratório. Bom Jesus encontra-se na condição de município infestado, pois já foram encontradas larvas do Aedes. Os agentes de endemias vem realizando ações com o objetivo de orientar os moradores sobre a importância da prevenção. Para isso é necessário a colaboração da comunidade no sentido de permitirem o ingresso dos agentes nas moradias, para verificarem possíveis criadores do mosquito transmissor da dengue.

Cabe a população fazer a sua parte mantendo seus pátios limpos, caixas de água cobertas, pneus armazenados em locais cobertos e as lixeiras tampadas. Outra orientação é que as pessoas que vão ao cemitério mantenham os vasos de flores com areia, pois muitas larvas são encontradas nos espaços que não recebem os cuidados necessários.

Na próxima semana a Secretaria da Saúde, Vigilância Sanitária e os Agentes de Endemias irão distribuir nas escolas material com orientações sobre prevenção e combate a dengue no município.

Assessoria de Comunicação

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé