13/03/2024 Saúde

Bom Jesus estuda ampliar os atendimentos aos autistas

A proposta é criar no município um Centro de Atendimento em Saúde (CAS) dentro do programa TEAcolhe desenvolvido em parceria com o Governo do Estado

A equipe multiprofissional que atua no programa TEAcolhe em Bom Jesus recebeu no CAPS a visita da responsável técnica de referência da Macroregional Serra, Ariane Damini Basso, que é de Gramado. Ela conheceu o trabalho que vem sendo realizado no município no que se refere ao atendimento aos autistas e seus familiares, bem como esteve nos espaços onde são ofertados os serviços. O município de Bom Jesus demonstrou interesse em receber um Centro de Atendimento em Saúde (CAS). Neste local são oferecidas diversas atividades.

O Centro Macrorregional Serra fica sediado em Gramado e é composto por quatro centros regionais de referência, sendo que Bom Jesus está incluído na Região 24, cuja sede é em Vacaria, onde se localiza um CAS. Os autistas de Bom Jesus que precisam de atendimento mais amplo são encaminhados para o município vizinho. A atuação do Centro Macrorregional é de ofertar suporte técnico às equipes dos municípios no tema autismo, articulando o trabalho com os Centros Regionais e fortalecendo a atuação nas redes municipais.

Estiveram presentes no encontro a prefeita Lucila Maggi, secretárias de Educação e Cultura Márcia Freitas de Oliveira, de Saúde Renata Zamban, coordenadora do CAPS Laura Velho, técnica de referência do TEAcolhe Vacaria Juliana Biazus da Silva e os pontos focais da saúde, educação e APAE Larissa Hoffmann, Josiane Trindade, Elisiane de Lorenzo e Amanda Merck e a diretora da EMEI Marieta de Oliveira Reis a professora Amanda Nascimento de Andrade.

Saiba mais sobre o programa TEAcolhe em Bom Jesus: