28/05/2018 Agricultura

Bom Jesus e Amucser na Marcha em Brasília – 23 e 24 de maio

Municípios dos Campos de Cima da Serra integraram os milhares de entes federados do Brasil representados na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 21 a 24 de maio em Brasília (www.marcha.cnm.org.br). Além da programação da Marcha e de duas audiências com pautas regionais específicas – uma sobre o asfaltamento da BR 470 em André da Rocha e outra reivindicando R$ 1,2 milhões para o Hospital Nossa Senhora da Oliveira -, o representante bom-jesuense ainda participou de várias reuniões demandando recursos para o município e região. Mesmo não sendo período de indicação de emendas parlamentares, Duclerc Silva visitou gabinetes de deputados com a finalidade de referendar o interesse do município pelos recursos e reforçar os pedidos já feitos anteriormente pelos prefeitos Frederico Arcari Becker e Rafael Silveira, bem como por vereadores e outras lideranças locais. Entre os deputados que se comprometeram de enviar emendas para Bom Jesus estão Afonso Hamm, Jerônimo Goergen, José Otávio Germano, Paulo Pimenta, Marco Maia (com estes estima-se um valor de cerca de 500 mil reais), além de tratativas anteriores com outros parlamentares de partidos diversos.

O bom-jesuense buscou possibilidades de participação do município em ações, programas e editais dos Ministérios do Turismo e da Cultura, onde manteve audiências informativas com servidores. Duclerc também esteve no gabinete do deputado Pepe Vargas para agradecer seu empenho e a destinação de cerca de 1,9 milhões em emendas para Bom Jesus indicadas por seu gabinete. Com o deputado Paulo Pimenta (que já enviou R$ 100 mil para a saúde), Duclerc articulou a indicação de uma emenda (recurso na ordem de R$ 250 mil a R$ 450 mil), em 2019, que pode servir para a construção de uma casa da agricultura e pecuária familiar. A estrutura poderá ser instalada no Parque Municipal de Rodeios de Bom Jesus Assis Santos Rodrigues e abrigar auditório, espaços de feiras, reuniões e seminários, além da secretaria municipal de Agricultura e convivência. Também articulou a destinação de emenda de R$ 250 mil para São José dos Ausentes pelo gabinete do deputado Pimenta.

A representação da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser), além da pauta da Marcha, teve audiências específicas e de cada município nos gabinetes de deputados, senadores e ministérios. Da Amucser estavam os prefeitos de: Esmeralda, Ailton de Sá Rosa; de São José dos Ausentes, Ernesto Valim Boeira; de Monte Alegre dos Campos, Hildebrando de Almeida; de André da Rocha, Sérgio Moretti; de Ipê, Valério Ernesto Marcon; de Vacaria, Amadeu Boeira; de Campestre da Serra, Moacir Zanotto; de Jaquirana, Marcos Finger Pires; e, representando Bom Jesus, o assessor de comunicação Duclerc João da Silva. Além deles, participaram vice-prefeitos, secretários, vereadores, assessores e o jornalista Aldoir Santos, da Rádio Fátima. Citamos ainda a participação na Marcha dos prefeitos de: Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestri; de Itati, Flori Werb; e, de Capão Bonito do Sul, Felipe Rieth, com seus assessores, secretários e vereadores dos seus municípios.

A XXI Marcha estendeu-se de 21 a 24 de maio, na Capital Federal, Brasília, uma mobilização democrática realizada anualmente desde 1998. Promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), estima-se que que participaram mais de 8 mil pessoas entre prefeitos, secretários municipais, assessores de comunicação, vereadores, senadores, governadores, deputados estaduais e federais, ministros e presidente da república. Veja mais sobre a marcha no endereço: www.marcha.cnm.org.br

Veja fotos em: https://www.facebook.com/duclerc.silva/media_set?set=a.1948891151789392.1073742029.100000055791314&type=3

Duclerc João da Silva - Texto e Fotos
54 32371471 - 54 996563558