22/05/2018 Agricultura

Bom Jesus e Amucser na Marcha em Brasília

Bom Jesus, outros municípios dos Campos de Cima da Serra e milhares de entes federados, estão representados na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, que começou dia 21 e prossegue até o dia 24, na Capital Federal, Brasília, é uma mobilização democrática realizada anualmente desde 1998. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), estima-se que que estão participando mais de 8 mil pessoas entre prefeitos, secretários municipais, assessores de comunicação, vereadores, senadores, governadores, deputados estaduais e federais, ministros e presidente da república. Veja mais sobre a marcha no endereço: www.marcha.cnm.org.br

A representação da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser), além da pauta da Marcha, tem audiências específicas e de cada município, nos gabinetes de deputados, senadores e ministérios. Na manhã de terça-feira, os prefeitos de Esmeralda e presidente da Amucser, Ailton de Sá Rosa, de Monte Alegre dos Campos e presidente do Condesus, Hildebrando de Almeida, de Ipê, Valério Ernesto Marcon, e de André da Rocha, Sérgio Moretti, mais seu vice Vilmar Marcon, e o assessor de comunicação da Prefeitura de Bom Jesus, Duclerc Silva, estiveram em audiência com o senador Lasier Martins. O grupo apresentou uma demanda da região, solicitando que o senador Lasier indique uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,2 milhões para aquisição de uma aparelho de tomografia para equipar o Hospital Nossa Senhora da Oliveira. O senador se comprometeu em analisar a solicitação, reforçada pelo argumento de que é uma reivindicação regional que envolve e beneficia diretamente pelo menos os onze municípios da Amucser. No Congresso ainda visitaram gabinetes de deputados e senadores.

Já as 15 horas, participaram de uma audiência agendada pela senadora Ana Amélia Lemos no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, com o Ministro Valter Casimiro. Além dos representantes da Amucser citados anteriormente, também participaram os prefeitos de São José dos Ausentes, Ernesto Valim Boeira, de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto, de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, de Veranópolis, Waldemar de Carli, e o prefeito de Garibaldi e presidente da Famurs a partir de julho, Antônio Cettolin, entre outros.

Na pauta, o asfaltamento de cerca de 47 quilômetros entre os municípios de André da Rocha e a localidade de Barretos. A senadora apresentou os presentes e enalteceu a importância da obra que “vai mudar a realidade econômica da região”. Prefeito Ailton, presidente da Amucser, destacou a importância desta obra que favorecerá o desenvolvimento de todo o Estado do Rio Grande do Sul. O Ministro ressalvou que o processo para asfaltamento do trecho já está em andamento e terá novas etapas em breve, devendo até o final do ano ter a licitação elaboração do projeto em 2019 e daí sim, efetivamente, asfaltar a partir de 2020. Todos entenderam como positivo o resultado da audiência.

Já o prefeito Ernesto, aproveitou o momento para entregar ao ministro um ofício da comunidade ausentina solicitando agilidade no projeto de asfaltamento da BR 285. Para tanto, o ministro Valter Casimiro garantiu que a licitação para retomada das obras ocorrerá no mês de junho.

O presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, foi um dos coordenadores da arena de debates com a temática “Consórcios e Contabilidade”. À noite, prefeitos, vereadores, secretários e assessores municipais, deputados e outras lideranças participaram de um jantar de confraternização.

Destacamos ainda a participação na Marcha dos prefeitos de: Jaquirana, Marcos Finger Pires; de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestri; de Itati, Flori Werb; Moacir Zanotto, de Campestre da Serra; Felipe Rieth, de Capão Bonito do Sul; e, de Vacaria, Amadeu Boeira, com seus assessores, secretários e vereadores dos seus municípios. Aldoir Santos, da Rádio Fátima, vem como assessor de comunicação da Amucser.

Veja fotos em: https://www.facebook.com/duclerc.silva/media_set?set=a.1943495082328999.1073742025.100000055791314&type=3

Duclerc João da Silva - Texto e Fotos
Assessor de Comunicação