25/02/2017

Bom Jesus conquista indicação de emendas parlamentares

Articulação da administração municipal de Bom Jesus garantiu a indicação de emendas de deputados gaúchos que preveem o investimento de R$ 1.200.000,00 dos cofres da União neste ano de 2017. O prefeito Frederico Arcari Bekcer, Lico, e o assessor de comunicação Duclerc João da Silva participaram de inúmeras audiências na Capital Federal, Brasília, nesta última semana. Listaram Bom Jesus entre os municípios indicados os deputados federais Covatti Filho/PP (R$ 500 mil – Ministério das Cidades – asfalto avenida), José Otávio Germano/PP (R$ 250 mil – Ministério da Saúde - custeio), Paulo Pimenta/PT (R$ 100 mil – Ministério da Saúde - equipamentos), Pepe Vargas/PT (R$ 250 mil – Ministério do Turismo) e Marco Maia/PT (R$ 100 mil – Ministério da Agricultura). Estes recursos, se efetivados, pois ainda podem sofrer contingenciamento pelo Governo Federal, representam importante incremento ao desenvolvimento do município.
Frederico e Duclerc fizeram uma verdadeira peregrinação de gabinete em gabinete, na Câmara dos Deputados, no Senado e nos Ministérios nos dias 20, 21, 22 e 23 de fevereiro, com inúmeras audiências além dos citados anteriormente. No gabinete do deputado Assis Melo/PCdoB trataram sobre diversos assuntos relacionados com Bom Jesus e região, já que ele é originário daqui. Suplente, Assis já esteve na titularidade em outra oportunidade, quando destinou recursos para Bom Jesus. Agora assumiu novamente a cadeira e já fizeram tratativas para emendas para o orçamento de 2018. Ainda solicitaram intervenção do gabinete no sentido de agilizar liberação dos recursos de emenda do deputado Assis para a continuidade das obras de asfaltamento da avenida Manoel Silveira de Azevedo trecho 5.
Com a assessoria do deputado Renato Mooling/PP, também trataram sobre emendas para o ano que vem e outros apoios para o município. Com o deputado Carlos Gomes/PRB, além de pedir emenda, trataram sobre questões da causa animal, sobre o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e ainda sobre as eleições para a presidência da Famurs. Assuntos de interesse do município também foram tratados no gabinete do deputado Afonso Hamm/PP. O deputado Gerônimo Goergen/PP, também recebeu os bom-jesuenses para tratar de políticas públicas. No gabinete de Luiz Carlos Heinze/PP, trataram sobre a questão da creche que está com as obras de construção paralisadas e também sobre recursos para o Turismo. Outro gabinete de deputado visitado foi do Afonso Motta/PDT.
No Senado, as audiências foram nos gabinetes de Ana Amélia Lemos/PP e de Lasier Martins/PSD. Com a assessoria de Ana Amélia, esclareceram algumas dúvidas sobre recursos e apresentação de projetos, principalmente quanto a uma proposta para aquisição de material permanente para a saúde, já apresentada e tramitando, mas que necessita de ajustes orçamentários para efetivar sua execução.
Festa da Gila e do Queijo Artesanal Serrano, sinalização turística, centro de eventos, parques culturais e temáticos, recursos para asfaltamento, plano e sistema nacional foram assuntos tratados no Ministério do Turismo. No Ministério da Educação, abordaram a questão de recursos para escolas e desenvolvimento da Educação, obras de construção e ampliação de escolas e recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Organização do Sistema Municipal com integração ao Nacional, projetos e destinação de recursos estiveram na pauta de reuniões no Ministério da Cultura. Na Fundação Palmares também ocorreu audiência para tratar de um seminário regional sobre cultura afro-brasileira, as Leis 10.639 e 11.645 Artigo 26 A da LDB, capacitação e promoção da igualdade racial.
Por fim, a avaliação da viagem foi extremamente positiva. Além da definição de indicações de emendas, inúmeras foram as tratativas para futuros repasses de verbas federais para o município e também para toda a região, tendo em vista que o prefeito Frederico está como presidente da Amucser e do Condesus. A pauta municipalista, bem como projetos e assuntos relacionados principalmente com as pastas do Turismo e da Cultura também foram debatidos na Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Veja todas as fotos no endereço:

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bom Jesus
ascom@bomjesus.rs.gov.br