11/07/2012

Bom Jesus bate recordes de arrecadação

Nos últimos dez anos, a arrecadação municipal aumentou mais de 300%...

Nos últimos dez anos, a arrecadação municipal aumentou mais de 300% (veja o gráfico ao lado). A secretária da Fazenda, de Bom Jesus, Recília Madeira, explica que senão fosse a crise econômica registrada em 2009, em todo o País, a escala de arrecadação municipal teria sido perfeita.

Com a geração de recursos próprios, obtidos através do pagamento de impostos e taxas, como Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto Territorial Rural (ITR), Imposto sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre circulação de mercadorias (ICMS) é possível investir em educação, saúde, estradas, entre outros, e também, nas contrapartidas exigidas pelos governos Estadual e Federal para o recebimento de grandes projetos. Um exemplo é a arrecadação do IPTU. Em 2009, o município arrecadou mais de R$ 405 mil.

Este ano, só no primeiro semestre, o valor arrecadado através do IPTU foi de R$ 437 mil. O mesmo aconteceu com a Dívida Ativa, que trata dos impostos e taxas não pagos, que foram renegociados. Em 2009, o município arrecadou R$ 38 mil, e em 2010, R$ 152 mil. Em 2011, a arrecadação com a Dívida Ativa foi de R$ 251 mil, e no primeiro semestre deste ano, já foi arrecadado R$ 161 mil.

Fonte:

Daiana Silva