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19/12/2011
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Bom Jesus agora possui Samu e plantão médico 24 horas

Serviço começou a funcionar no dia 16 de dezembro ...

Casos de urgência e emergência, que representem risco de seqüelas graves ou risco de morte, agora poderão ser acionados pela comunidade bom-jesuense através do telefone 192, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A cerimônia de inauguração aconteceu na última sexta-feira, dia 16, no Hospital Instituto de Educação e Saúde Vida (ISEV), em Bom Jesus. Em seu discurso, o prefeito do município José Paulo de Almeida falou das dificuldades para colocar o Samu em funcionamento e agradeceu a todos que auxiliaram na conquista.

“As nossas dificuldades foram tantas que quase desistimos, mas após muitas reuniões e através do apoio de muitas pessoas e instituições conseguimos vencer os obstáculos e hoje estamos felizes porque Bom Jesus agora possui um serviço importante, especializado, que só os grandes centros possuem”, ressaltou Almeida.

O prefeito também solicitou a ajuda da imprensa e todas as entidades presentes para auxiliarem na divulgação de como será o funcionamento do Samu. “O serviço possui um procedimento, que é feito igualmente em todo o Brasil. É um trabalho que funcionará pelo telefone 192 e atenderá somente casos de urgência e emergência. A população falará com uma central em Porto Alegre e somente ela poderá autorizar o atendimento. É importante que a comunidade entenda que o atendimento básico deverá ser buscado nos postos de saúde e não através do Samu”, explicou o prefeito.

Campanhas educativas e de conscientização sobre o funcionamento do Samu serão realizadas na Praça Rio Branco e nas escolas. Para tornar o serviço ainda mais eficaz será realizado um acordo com a Brigada Militar do município, que também auxilia no socorro de acidentes, orientando os policiais a acionarem o Samu através do telefone 192.

O serviço, em Bom Jesus, funciona com uma equipe composta por quatro motoristas e por quatro técnicos em enfermagem. Os profissionais, que receberam capacitações teóricas e práticas, contam com uma base numa das salas do Hospital ISEV, que foi estruturada para ser a Central de Atendimentos e ponto de apoio à equipe plantonista. Além disso, a comunidade conta também com o plantão médico 24 horas, no Hospital.

Como funciona o Samu?
• O Samu conta com centrais de regulação médica, profissionais de saúde e unidades móveis.
• As centrais têm um papel primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após a chamada gratuita para o telefone 192.
• A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem a ligação para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações e aciona a ambulância para atendimento quando necessário.
• Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais e dessa maneira reserva leitos para que o atendimento tenha continuidade.

Quando chamar o Samu?
O Serviço Móvel de Urgência e Emergência deve ser acionado pela população em situações que representem risco de seqüelas graves ao paciente ou risco de morte. Veja exemplos de quando chamar o Samu:
• Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
• Em casos de intoxicação por agentes externos;
• Em caso de queimaduras graves;
• Na ocorrência de maus tratos;
• Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
• Em casos de tentativas de suicídio;
• Em crises hipertensivas;
• Em casos de desmaios;
• Quando houver acidentes / trauma com vítimas;
• Em casos de afogamentos;
• Em casos de choque elétrico;
• Em acidentes com produtos perigosos;
• Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.


Fonte:

Daiana Silva
Assessoria de Comunicação


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