01/09/2017 Agricultura

Assembleia de Prefeitos na Expointer reúne mais de 400 pessoas

Durante o encontro, foi lançado o Consórcio Estadual Famurs e firmada parceria para garantir primeiro emprego de jovens nos municípios. Prefeito Frederico participou da Assembleia, manteve contatos com outros prefeitos e circulou pela Expointer...

A Assembleia de Prefeitos, realizada nesta quarta-feira (30/08), lotou o auditório da Ocergs, no parque de exposições Assis Brasil. Segundo o presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, a Assembleia de Prefeitos superou as expectativas. Durante o encontro ocorreu o lançamento oficial do Consorcio Estadual Famurs e também a assinatura de parceria entre a Famurs e a Corsan para estimular o programa Jovem Aprendiz.

A criação do Consórcio Estadual Famurs permite que os gestores das prefeituras que são filiadas à Famurs possam acessar bens e serviços de maneira coletiva, otimizando o uso de dinheiro público. Segundo o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, a proposta é suplementar e complementar aos consórcios regionais já existentes. De acordo com o presidente a demanda irá partir dos municípios e a Famurs dará todo o suporte necessário. A criação do consórcio estadual foi apresentada aos 353 prefeitos e vice-prefeitos presentes no evento e aprovado por unanimidade.

Durante o encontro também foi assinado um protocolo de intenções entre a Famurs, representada pelo presidente Salmo Dias de Oliveira, e a Corsan, representada pelo diretor-administrativo Marcus Vinicius de Almeida. O objetivo é levar 200 pessoas de 14 a 24 anos para trabalhar nas prefeituras gaúchas, através do Programa Jovem Aprendiz. O projeto se dará pelo programa Aprendiz Legal, que, com base na Lei de Aprendizagem 10.097/2000 determina uma cota de contratação de jovens aprendizes em empresas de médio e grande porte. Com a parceria, os jovens serão encaminhados para prefeituras que demonstrarem interesse em participar.

O presidente Salmo Dias lembrou que a ação não gerará custos aos municípios. “Os salários dos jovens aprendizes serão pagos pela Corsan”, explicou. Os jovens que participarão do programa serão escolhidos pela Secretaria de Assistência Social de cada município participante, obedecendo critérios de vulnerabilidade social. “Essa parceria que firmamos com o governo do Estado, através da Corsan, é o primeiro passo para gerarmos muitas oportunidades a jovens aprendizes a acessar o primeiro emprego” afirmou Salmo.

O prefeito de Bom Jesus, Frederico Arcari Becker, Lico, participou das atividades propostas pela Famurs e também aproveitou para estreitar relações com prefeitos de outros municípios, além de circular pela Expointer. Quanto ao Consórcio, Lico considera uma ação importante que referenda e auxilia a ação dos Consórcios regionais, como o Condesus Campos de Cima da Serra, do qual foi presidente por duas oportunidades. Já em relação ao programa Jovem Aprendiz, o prefeito bom-jesuense destaca que no município uma parceria com a Farsul possibilitou a execução do programa beneficiando 36 jovens contratados através de empresas de fruticultura e que participam de capacitação na Escola Bom Jesus.

Fonte: Famurs - Assessoria de Comunicação PMBJ

Duclerc João da Silva