A partir de agora, a equipe de combate ao mosquito irá intensificar o trabalho na cidade.
Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária encontraram em Bom Jesus larvas do mosquito aeds aegypti, transmissor da dengue. O município encontra-se atualmente na condição de “infestado”. A partir de agora, a equipe de combate ao mosquito irá intensificar o trabalho na cidade.
A secretaria de Saúde alerta aos moradores que recebam bem os agentes que está devidamente identificados. Ao mesmo tempo solicita a população ajude a eliminar criadouros como água parada entre outras situações.
O inverno requer cuidados contra o mosquito da dengue
No inverno os cuidados contra a dengue diminuem, isso ocorre porque o mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti, circula menos, mas se os criadouros não forem eliminados os ovos depositado podem permanecer intactos por meses e quando a estação quente recomeçar eles vão eclodir, dando origem a um novo ciclo do mosquito da dengue.
No inverno existe uma redução da circulação viral, mas não podemos nos descuidar, pois é neste momento que devemos redobrar a atenção quanto às medidas preventivas contra a doença
COMO PREVENIR
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando a água parada em pontos que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, pneus, garrafas plástica e até recipientes pequenos como tampas de garrafas podem conter larvas de mosquitos.
Para quem for viajar em férias a orientação é substituir a água dos pratos dos vasos de plantas por areia, deixar a caixa d’água tampada, cobrir todos os reservatório de água como piscinas por exemplo, não deixar água da chuva acumular sobre a laje, colocar o lixo em sacos, manter as lixeiras bem fechadas e não jogar lixo em terrenos baldios.