Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
12/04/2021 Gabinete da Prefeita
COMPARTILHAR NOTÍCIA

100 dias de governo: Secretarias de Saúde - Educação e Cultura

A administração municipal apresenta um balanço das ações realizadas durante os primeiros 100 dias de gestão em todas as secretarias

Nestes primeiros três meses de governo a secretaria de Saúde coordenou a aplicação das vacinas contra a Covid 19.  Até dia 10 de abril haviam sido vacinadas 2.596 pessoas dos grupos prioritários. Nesta segunda-feira,12/04, iniciou a aplicação da vacina contra a gripe (H1N1) para as gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores em saúde.  Equipe da secretaria visitaram pomares e as obras da pequena central hidrelétrica, que está sendo construída no segundo distrito para repassar orientações e evitar a disseminação do coronavírus. 

A Secretaria de Saúde fez uma atualização na lista de pacientes que esperam por algum procedimento fora do município. Dados desde 2013 foram analisados além de um contato feito com cada um dos pacientes. Após isso se chegou a um quadro que revela quais ainda estão aguardando, quais até já fizeram o procedimento e outros que não foram mais localizados. A partir dessa atualização, que contempla os casos mais urgentes também, foi definida uma estratégia para oferecer os atendimentos de consultas ou exames especializados. Porém, após o agravamento da pandemia as atividades foram suspensas pelas clínicas e laboratórios que prestam serviços ao município. Neste sentido neste momento a pandemia reduziu o volume de tomografias e outros exames.  As cirurgias de cataratas também foram suspensas.  As gestantes que precisam de ecografias urgentes estão sendo encaminhadas para Caxias do Sul.  Aos poucos a situação vai sendo normalizada. 

A secretaria também fez a busca e coleta de dados para avaliação da febre amarela em bugios encontrados mortos no município. Intensificou a vacinação contra a doença todas as quartas-feiras na Unidade de Saúde Central. 

Educação e Cultura 

A secretária Márcia Freitas Oliveira iniciou o trabalho participando de uma reunião na Amucser que teve objetivo de definir o calendário escolar de 2021. Ao mesmo tempo foram elaborados os planos de contigência das escolas para o enfrentamento da pandemia. Em janeiro também foi iniciada a construção do Plano de Ação da Secretaria. Foram realizados alguns reparos nas estruturas das escolas Bom Jesus e Dorvalina Jacoby Silveira.  Em fevereiro ocorreu a troca de endereço da secretaria de Educação e Cultura, saindo do antigo colégio das Irmãs e indo para o prédio do Centro Administrativo. Ocorreu a atualização dos membros dos Conselhos Municipais da Educação, da Alimentação Escolar e do Fundeb. Devido a pandemia as aulas iniciaram dia 08 de março de forma remota em todas as modalidades.

Em parceria com o SESC foi realizado um seminário virtual para todos os professores, todas as terças e quintas de 23 de fevereiro a 25 de março. Também foi ofertada uma qualificação profissional para os profissionais da SMEC através de cursos online. Em março foram concluídas as obras de ampliação de três salas na escola Dorvalina Jacoby Silveira, foi dada sequencia a obra de ampliação de duas salas na escola Irmã Maria Branca. A secretaria atua no sentido da retomada das obras da escola de educação infantil localizada no bairro Spinelli. 

Ainda em março o departamento de cultura promoveu atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Foram publicados vídeos nas redes sociais com depoimentos de mulheres que atuam em diversos segmentos.  Foi lançado o Desafio Literário com um concurso aberto á comunidade com poesias sobre o tema Mulher. A vencedora foi Francielle Hoffman  Gonçalves. 

Assessoria de Imprensa

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé