14/04/2021 Gabinete da Prefeita

100 dias de governo: Secretarias de Obras e Turismo

A administração municipal apresenta um balanço das ações realizadas durante os primeiros 100 dias de gestão em todas as secretarias

Além dos serviços diários de manutenção das redes de esgoto, pluvial e do calçamento as equipes da secretaria realizaram a limpeza de valos no bairro Vila Pinto e Expedicionário.  Uma operação tapa buracos foi realizada nos trechos de asfalto e algumas ruas foram patroladas. A secretaria coordenou a pintura da sinalização viária com pintura a cal do meio-fio e postes da avenida Manoel Silveira de Azevedo bem como a instalação de tachões no mesmo trecho.  Colocação das placas de sinalização de estacionamento exclusivo para idosos, gestantes e portadores de deficiências.

No interior foram realizadas melhorias nas estradas com colocação de cascalho nas localidades de Capão Ralo, Casa Branca, Xaxim e Pascoal. Nos últimos dias foram iniciados os serviços no Santo Inácio e Quatro Bocas. Está ainda no planejamento desta etapa Arrepio, Matemático e Caraúno.  Ainda segundo o secretário Frederico Jacoby foram realizadas aberturas de água para os animais em algumas propriedades, conserto de açudes e fossas.

Secretaria de Turismo, Inovação e Desenvolvimento Econômico

Nestes três meses entre outras ações foi feito levantamento topográfico para a finalização das obras de revitalização da Praça Rio Branco e para também ser realizada a substituição da iluminação por lâmpadas de led.  As condições do camping Barra do Moraes levaram a administração fechar o local para a realização de algumas melhorias, como por exemplo, a parte elétrica. Neste período foi reformulado e está em processo de formação o Conselho Municipal de Turismo. Em uma parceria com o Departamento de Cultura está sendo revitalizado o pórtico de entrada na BR 285.  A secretaria atua na implantação das placas de sinalização turística que foram adquiridas com recursos da Consulta Popular.

Foi protocolado junto ao Ministério do Turismo dados para compor o projeto Experiências do Brasil Rural através da Rota Bom Jesus Encantos Rurais. Um servidor concursado recebeu treinamento do Sebrae para atuar na Sala do Empreendedor.  Foram adquiridos equipamentos para agilizar o atendimento aos empreendedores. A secretária Adriana Varella participou de várias reuniões virtuais com lideranças do setor como a de apresentação do novo secretário Estadual de Turismo Ronaldo Santini e com a Emater e IPHAE sobre queijo serrano. Ainda foram realizados encontros com as diretorias da Casa do Artesão e da Assobonja. Em parceria com a secretaria de Agricultura foram feitas reuniões para desenvolvimento de projetos relacionados ao produtor rural. A secretária também está fazendo contatos com vários empreendedores em busca de sugestões para ações que promovam o desenvolvimento turístico e econômico do município.