Promover as atividades de fomento agropecuário, visando o desenvolvimento do Município.
São atribuições da Secretaria de Agricultura:
Coordenar a política agrícola do Município, prestando assistência e apoio a produtores rurais.
Coordenar e executar promoções de apoio a agricultura e pecuária, tipo feiras, eventos em datas promocionais e desenvolver junto à comunidade iniciativas que auxiliem o incremento de negócios.
Controlar, coordenar e gerir o sistema de abastecimento e segurança alimentar.
Coordenar, fomentar e desenvolver políticas de produção familiar de gêneros alimentícios.
Criar, manter e conservar unidades, equipamentos e instalações para apoio e desenvolvimento da política agropecuária, agroindustrial e de abastecimento.
Apoiar, planejar, coordenar e executar programas de capacitação de agricultores e trabalhadores rurais.
Disponibilizar dados e informações de interesse público, no âmbito das atividades executadas pela Secretaria, para os munícipes, profissionais e estudantes que atuam junto às áreas de agricultura, meio ambiente e agronegócio.
Coordenar e executar promoções de apoio a agricultura e pecuária, tipo feiras, eventos em datas promocionais e desenvolver junto à comunidade iniciativas que auxiliem o incremento de negócios.
Propor, executar e coordenar estudos periódicos sobre o perfil de desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Município.
Planejar e orientar as atividades ligadas à produção vegetal buscando desenvolver estudos e trabalhos práticos relacionados com a pesquisa e experimentação no campo da fitotécnica.
Coordenar projetos na área agrícola e sempre que possível integrar as demais secretarias municipais a fim de abranger todos os setores do Município, mantendo e incrementando as atividades agro-pastoris no Município, através de convênios ou em colaboração com outros órgãos que atuem nesta área, seja de natureza pública ou privada, visando sobre tudo o melhor aproveitamento da terra.
Facilitar ao agricultor acesso aos recursos disponíveis e das modernas técnicas que visam otimizar a produção.
Coordenar e acompanhar a implantação de projetos específicos nas áreas de produção agrícola e pecuária; coordenar assistência técnica aos produtores.
Coordenar instruções para os produtores, com demonstrações práticas, na defesa da produção, no combate à pragas e moléstias.
Orientar assistência aos produtores para obtenção de crédito.
Planejar, coordenar e executar atividades de incentivo ao reflorestamento e à educação ambiental.
Planejar e orientar as atividades ligadas à produção vegetal.
Desenvolver estudos e trabalhos práticos relacionados com a pesquisa e experimentação no campo da fitotécnica.
Desenvolver projetos na área agrícola.
Manter e incrementar as atividades agro-pastoris no Município, através de convênios ou em colaboração com outros órgãos que atuem nesta área, seja de natureza pública ou privada, visando sobre tudo o melhor aproveitamento da terra.
Facilitar ao agricultor acesso aos recursos disponíveis e das modernas técnicas que visam otimizar a produção.
Coordenar e acompanhar a implantação de projetos específicos nas áreas de produção agrícola e pecuária, incentivar o reflorestamento.
Dar assistência técnica aos produtores.
Instruir os produtores, com demonstrações práticas, na defesa da produção, no combate à pragas e moléstias.
Dar assistência aos produtores para obtenção de crédito.
Compete ainda as atribuições comuns dos Secretários:
Assessorar o Prefeito no planejamento e no estabelecimento de políticas, programas, planos, projetos e metas que orientarão a ação do governo municipal.
Controlar a execução física e financeira dos programas e projetos de sua área, elaborando relatórios de avaliação e os necessários para prestação de contas.
Promover o controle das dotações orçamentárias das unidades que lhe são afetas.
Despachar com o Prefeito, de acordo com o calendário estabelecido, o expediente de sua secretaria.
Participar de reuniões ordinárias previstas no calendário, com o Prefeito e demais Secretários, buscando soluções para os problemas da Administração geral da Prefeitura, ou de outras reuniões quando convocado.
Colaborar na elaboração do Orçamento Plurianual e Anual de Investimentos.
Expedir instruções que orientem o cumprimento de leis, decretos, portarias e circulares, bem como a forma de executar os serviços e obras.
Realizar reuniões com os responsáveis por órgãos subordinados, visando aperfeiçoar a integração entre eles, eliminar dúvidas bem como conquistar o envolvimento de todos na solução dos problemas.
Organizar a escala de férias de seus subordinados.
Autorizar, quando necessário, a realização de serviços extraordinários, dentro dos limites previstos em Lei e desde que comprovadamente necessário ao interesse público.
Efetuar a avaliação de desempenho de seus subordinados juntamente com a Compaq, de conformidade com a legislação vigente.
Garantir boas condições de trabalho aos servidores dos órgãos sob sua subordinação, propondo medidas que julgar adequadas para evitar doenças profissionais e acidentes do trabalho.
Zelar e fazer zelar pela conservação de todos os bens patrimoniais apropriados a sua área, bem como os da Prefeitura em geral.
Tomar todas as medidas a seu alcance para evitar desperdício de materiais.
Manter quadro de pessoal necessário e suficiente para a boa prestação de serviço, sugerindo atualização de seu organograma.
Atender e mandar atender com urbanidade o público interessado nos serviços de sua secretaria.
Estudar os assuntos que lhe sejam submetidos pelo Prefeito, elaborando parecers e apresentando soluções.
Conduzir veículos da Administração Municipal, desde que devidamente habilitado e autorizado para tal.
Outros contatos:
Telefones: 54 3237 1471
agricultura@bomjesus.rs.gov.br
Telefone
54 3084 0005
E-mail
agricultura@bomjesus.rs.gov.br
Horário de Atendimento
08:00 às 12:00; 13:30 às 17:30
Endereço
Rua Julio de Castilhos; 605 - Centro - Bom Jesus / RS - CEP: 95290-000