Com visitas a empreendimentos e reuniões sobre o trade turístico, trouxeram boas experiências para o desenvolvimento do Turismo local
Com o intuito de conhecer estruturas, empreendimentos e experiências de sucesso, bem como manter reuniões sobre o trade turístico, o prefeito de Bom Jesus, Frederico Arcari Becker (Lico) e a secretária Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Jéssica Melo da Silva, estiveram em Canela e Gramado na semana passada. Foram duas noites e um dia de intensa atividade e repletos de reuniões com empreendedores e investidores do trade turístico de um dos principais destinos do país, que é a Região das Hortênsias. Tanto o prefeito Lico quanto a secretária Jéssica retornaram cheios de entusiasmo e energizados no sentido de trabalhar políticas públicas e ações de incremento do Turismo de Bom Jesus. Eles estavam acompanhados pelo conselheiro estadual de cultura e produtor cultural Duclerc Silva, que auxiliou com as agendas e realização do roteiro. “Não queremos ser Gramado e Canela. Somos Bom Jesus. Mas penso que devemos nos espelhar em iniciativas que deram certo e manter uma proximidade com a Região das Hortênsias certamente trará benefícios à nossa comunidade”, frisa o prefeito. “Viemos com muitas ideias e possibilidades de parcerias que, aliadas aos nossos produtos e empreendimentos daqui, favorecerão o desenvolvimento de Bom Jesus”, salienta Jéssica.
Na noite de quinta-feira, dia 9 de janeiro, eles assistiram ao espetáculo Nativitaten, realizado num lago e um dos principais eventos do Natal Luz de Gramado. Além de verem o espetáculo artístico cultural com shows musicais, de dança, de fogos e elementos cênicos grandiosos, prefeito e secretária de Turismo de Bom Jesus tiveram a oportunidade de conhecer sobre a produção do evento. Ao término do espetáculo, foram convidados para ver de perto as estruturas, o palco, os equipamentos de som e luz, a cenografia, camarins, figurino e outros detalhes da realização. Ainda tiveram a oportunidade de conversar com pessoas que estiveram diretamente envolvidas com o Natal Luz, entre elas a diretora de eventos da Gramadotur (autarquia municipal responsável pela realização), Tatiana Ferreira; o diretor do Nativitaten, Heitor Knorst; o assistente de direção do Nativitaten e diretor artístico do Grande Desfile de Natal, Rodrigo Drechsler; a presidente do Conselho Municipal de Cultura de Gramado e coordenadora do Coro Vozes de Gramado, Jane Pozzo; um dos cantores do Nativitaten o tenor Alexandre Borges; o maestro da Orquestra Sinfônica de Gramado, Júlio Cesar Wagner; e, com os diretores da S&S Cultura Turismo Eventos, Sandro Bonatto e Susana Spier, responsáveis pela produção. Também conversaram com a violinista e filha do maestro, a garotinha Carolina Loesch Wagner que naquele dia completava 10 anos de idade e deu um espetáculo a parte com sua apresentação. Conheceram a noite gramadense com seu deslumbrante visual de luzes e ornamentação natalina.
Ficaram hospedados como convidados no Laghetto Viverone, em Canela, um dos hotéis da rede que se destaca no receptivo turístico da região. Já na manhã de sexta-feira, logo cedo foram conhecer o empreendimento Roda Canela, que alia rica estrutura, com aventura, natureza e que nas alturas oferece um visual especial da região. Em seguida, estiveram reunidos com Luis Fernando Bassani, da incorporadora NovAlternativa, empresa responsável pela revitalização da Estação do Trem de Canela e pela transformação do espaço em um imponente atrativo turístico e gastronômico no centro da cidade. Sandro, Susana e Duclerc participaram da reunião explanando sobre o projeto Estação Cultural em Canela, que dá vida à Estação Campos de Canella com apresentações de música, circo, teatro e espaço literário. Após passeio pela Estação, almoçaram juntos no Fondue & Bistrô Maison De La Gare, quando saborearam risoto de cordeiro com butiá.
Começaram as atividades da tarde com importante reunião com o empreendedor Flávio Chaulet, quando encaminharam tratativas com vistas à divulgação e distribuição do queijo artesanal serrano de Bom Jesus. As lojas da Família Chaulet estão instaladas em diferentes espaços de cidades como Canela e Gramado e, por elas, chegam a passar cerca de mil pessoas por dia. A conversa foi muito positiva, pois Flávio repassou informações importantes e até demonstrou interesse em estudar a viabilidade de ampliar seus negócios com possibilidades de investir em Bom Jesus. Depois, visitaram o Big Land, um parque temático com apelo infantil e que também faz adultos voltarem à infância, instalado na Estação Campos de Canella e sob direção dos irmãos Sandro e Denis Shaulet. Finalizando o dia, conheceram as estruturas do Skyglass, a primeira plataforma de vidro da América Latina e uma das maiores do mundo, instalada e com vista privilegiada do Parque da Ferradura.
Circularam pelas ruas de Canela observando a ornamentação natalina e estiveram na Igreja de Pedras, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, um ponto turístico importante que recebe milhares de pessoas diariamente e tem em sua estrutura um elevador para que os visitantes possam acessar a torre do templo. Acompanharam o Grande Desfile de Natal no centro de Gramado. Encerrando o roteiro de visitas técnicas, na noite de sexta mantiveram reunião com a equipe da S&S Cultura Turismo e Eventos saboreando uma deliciosa sequência de fondues no La Gare, harmonizando com espumantes da Jolimont. O cheff Eduardo Bonatto fez um blend especial incluindo entre os ingredientes o queijo serrano de Bom Jesus, agradando ao paladar de todos e inspirando a criação de novos pratos gastronômicos.