Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
28/01/2025 Educação e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Município prepara realização do Senatro

Encontro sobre Tropeirismo será de 28 a 30 de abril

     O município de Bom Jesus se volta agora às preparações para a realização do XVI Senatro, XIII Encontro do Cone Sul Sobre Tropeirismo e a VI Tropeada Cristóvão Pereira de Abreu, que será de 28 a 30 de abril. O Poder Executivo Municipal, através do prefeito Frederico Arcari Becker, da vice-prefeita Manuela Almeida Barcellos e da secretária de Educação e Cultura Carla Ciotta já mantiveram reuniões com a presidência da ABAC (Associação Bom-Jesuense de Amigos da Cultura) para ajustar as formas de efetivação do evento.

     Presidente e vice da ABAC, Duclerc Silva e Lucila Sgarbi Santos, respectivamente, inicialmente explanaram ao Executivo as possibilidades e conquistaram o apoio e definição da data. Depois, junto com a secretária Carla, mantiveram reunião híbrida com a participação dos pesquisadores que são lideranças do setor Valter Fraga Nunes, Vera Maciel Barroso e Marco Aurélio Angeli (Zoreia) para alinhar as ações iniciais e já começaram a montagem da programação e contatos para definir palestrantes e a programação do evento. Outras ações de pré-produção já estão agendadas para os próximos dias e, em breve, teremos o lançamento oficial do Senatro. Sob comando de Carla, a Secretaria de Educação e Cultura já está trabalhando para a realização.

     Depois de uma lacuna de alguns anos, o Senatro volta a ser realizado em Bom Jesus. Iniciado em 1992, inclusive com Lei Municipal que regula a realização de dois em dois anos, o  evento tem ocupado lugar de destaque para pesquisas e reconhecimento de um ciclo importante para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul e com grande influência nos rumos do Brasil. A 15ª edição do Senatro e a 12ª do Encontro foi realizada em Cruz Alta/RS no ano de 2020, mas não teve a Tropeada. Bom Jesus não realizou naquele ano em decorrência da pandemia do coronavirus. Nos anos seguintes, Bom Jesus não realizou nenhuma edição, apesar do empenho dos idealizadores, dos pesquisadores e da própria ABAC, mas faltou a aceitação e participação da administração municipal. 

     "Nós sempre trabalhamos com vistas à realização do evento. A administração anterior não percebeu ou não reconheceu a importância e não fez. Agora, novamente contatamos com o prefeito e fomos felizes na proposta. Inicialmente a Prefeitura indicou fazer em julho, ligando com a data comemorativa do Dia do Tropeiro e Aniversário de Bom Jesus, em 16 de julho. Nós justificamos ao prefeito, que entendeu nossos argumentos e o Senatro será, como previsto em lei, na segunda quinzena de abril", ressalta Lucila. Por sua vez, Duclerc destaca que a ABAC sempre foi e continua parceira e partícipe de projetos culturais. "Sabemos da importância do evento e por isso temos o prazer de dizer que, no que depender e nós, a Prefeitura vai realizar o Senatro. Temos também como prioridades de nosso governo o desenvolvimento pleno dos setores de Turismo e Cultura no município. O Senatro é um evento que alia vários segmentos e nós, da administração municipal, voltamos a executar essa política pública tão importante", enfatizou Frederico.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé