15/12/2017 Educação e Cultura

Escola em risco por causa de pinheiros

O pinheiro araucária é uma árvore símbolo da região. Bonita por natureza, devido a insensatez do homem chegou a figurar no rol de espécies em extinção. Tanto que agora ela é protegida por lei e não pode ser cortada indiscriminadamente. Deve ser preservada.

Preservada também deve ser a vida humana, e principalmente quando se trata de crianças. No caso de uma escola, é dever de seus diretores, professores e funcionários presar pela integridade física do prédio e mais ainda pelas pessoas que ali trabalham e pelas crianças que ali estudam. Por isso, a direção da Escola Municipal Arthur Ferreira, instalada na localidade de Boca da Serra, está solicitando aos órgãos ambientais e competentes, uma licença para cortar araucárias que estão causando transtornos na escola e apresentam riscos maiores. Inclusive quando o prefeito esteve visitando o educandário os professores solicitaram seu apoio neste pleito.

Prejuízos são rotineiramente causados por quedas de galhos, grinfas e inclusive pinhas sobre o telhado da escola, provocando sujeira, goteiras e até grandes danos. Dois pinheiros crescem praticamente encostados nas paredes e os galhos estão por cima da escola. Existe até mesmo o receio que durante um vento mais forte possa cair algum galho ou até mesmo a árvore toda causando danos de grande monta. E o pior é o risco de machucar alguém.

O pedido agora se reforça com a chegada das férias escolares. Operários poderiam retirar os pinheiros neste período em que não tem aulas e quando é menor o fluxo de pessoas na escola.

Então, diante disso, é salutar que seja autorizada a retirada destas árvores, o que evitará maiores transtornos e até uma tragédia.

Duclerc João da Silva - Texto e Fotos
Assessor de Comunicação