Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
08/11/2018 Agricultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Bom Jesus teve importante reunião sobre queijo artesanal serrano

Município quer integrar CISAMA

Importante reunião para tratar sobre regularização e produção de queijo artesanal serrano foi sediada no salão da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Deporto e Lazer (SMEC) de Bom Jesus, na tarde de terça-feira, dia 6 de novembro. A pauta foi discorrida no encontro periódico da Associação de Produtores de Queijo Serrano dos Campos de Cima da Serra (Aprocampos), presidida por Alexsander De Liz e integrada por produtores dos municípios de Bom Jesus e São José dos Ausentes, que contou com cerca de 25 participantes.

Além dos produtores integrantes da Aprocampos, participaram os secretários municipais de Agricultura de Bom Jesus, Aldo Roberto Kramer Bitencourt, e de Ausentes, Jânio Vieira, representantes da Emater/RS-Ascar dos dois municípios mais o Neuri Frozza, da Emater de Caxias do Sul, e representantes do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA). O prefeito anfitrião, Frederico Arcari Becker, abriu a reunião saudando a todos e reafirmando o empenho da administração municipal para alavancar a adequação e regularização das propriedades para produção de queijo artesanal serrano com o intuito de entrar no mercado formal não só da região e do Estado, mas do país e até internacional. Ele passou a palavra à equipe do CISAMA, a quem convidou para explanar sobre como andam as ações no vizinho estado de Santa Catarina. O Cisama trata-se de um consórcio público, formado por 18 municípios e tem sete áreas de atuação.

Selênio Sartori iniciou falando sobre a necessidade de manutenção de políticas públicas de estado, que ultrapassem governos, para que os resultados efetivamente apareçam. Ele destacou o posicionamento do prefeito Frederico, que foi quem oficializou o convite, e da administração municipal de Bom Jesus que busca novos caminhos para alavancar esta importante cadeia produtiva. Ele explicou que o Cisama entrou no programa do queijo artesanal serrano mais especificamente na inspeção. Assim, ele pediu que a médica veterinária Andressa Steffen Barbosa apresentasse o Cisama e o modelo utilizado no Serviço de Inspeção Municipal para adequação e legalização dos produtores de queijo serrano para a obtenção do selo, aprovando e regulamentando a produção.

Por sua vez, Andressa, que coordena o programa de qualidade dos produtos agropecuários, fez um apanhado geral sobre o funcionamento do Cisama e principalmente sobre toda a normatização referente a produção do queijo artesanal serrano, padronizando todo o trabalho feito nos municípios consorciados, com leis municipais equivalentes. Em sua fala apareceram divergências entre a legislação catarinense e gaúcha, mas não impedem que as ações sejam integradas. A legislação foi o principal ponto de apresentação e de debate, mas também discutiram sobre as plantas das construções de salas de ordenha e de produção efetiva das queijarias.  Ela explicou todas as formas de atuação do Cisama que enlevam a ação dos municípios para o desenvolvimento da produção do queijo. Andressa expôs todos os serviços prestados pelo Cisama e que beneficiam os produtores de queijo, o que foi considerado importante e ideal também para ser desenvolvido pela Aprocampos.

Diante do que foi apresentado e debatido, o prefeito assumiu o compromisso de convidar para uma reunião da Aprocampos que venham representantes da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Agricultura do Estado, e para tanto pediu subsídios técnicos e já determinou o secretário Aldo para que organize este material. Segundo Frederico, estando legalmente de acordo, será de bom grado a adesão de Bom Jesus e quem sabe também de Ausentes ao Cisama com o intuito de fortalecer e organizar os processos do queijo artesanal serrano aqui na região. “Se ainda continua o convite, aformo que estamos dispostos a ingressar no Cisama e vou tentar uniformizar as ações, ainda mais agora que novamente assumo como presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável  (Condesus) dos Campos de Cima da Serra, claro se este for o interesse dos produtores”, enfatizou o prefeito.

O grupo, por aclamação, definiu que o município de Bom Jesus deve sim se associar ao Cisama, pois é uma maneira de que o andamento dos trabalhos de regularização do queijo sejam alavancados. Para tanto, vão fazer um estudo criterioso da legislação e montar uma minuta de projeto para ser apresentado à Câmara de Vereadores de Bom Jesus solicitando autorização para que o município possa transferir recursos a título de mensalidade para integrar este Consórcio. Assim, já nos próximos dias o legislativo municipal será contatado para que receba a Aprocampos e o Cisama que irão explicar como procederá essa parceria.

Aproveitando o momento, Diomara Vieira Lima e Keuly Velho Vieira ocuparam um espaço na reunião para falar um pouco sobre a cooperativa Sicredi Altos da Serra que está comemorando trinta anos de atuação e pediram para tirar uma foto junto o pessoal da Aprocampos, entidade considerada de extrema importância na cadeia produtiva e na identidade cultural da região, e todos os participantes da reunião.

Veja mais fotos em: https://www.facebook.com/pg/noticiaeinformacao1/photos/?tab=album&album_id=576023972852375


Fonte: Assessoria de Comunicação

Duclerc João da Silva - Texto e Fotos
Assessor de Comunicação
54 32371471 - 54 996563558
ascom@bomjesus.rs.gov.br - duclercsilva@gmail.com

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé