08-03-2019
Mês da Mulher: Administração Municipal realiza ações alusivas

Com o intuito de realizar ações integradas de todos os setores da administração municipal, através das Secretarias Geral de Gestão Pública de de Governo, a Prefeitura de Bom Jesus desenvolveu uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, 8 de março, mas que tem atividades durante todo o mês. Algumas reuniões com representantes das secretarias e dos setores, realizadas no mês de fevereiro, delinearam o calendário conforme documento em anexo.

Importante dizer que a Secretaria da Saúde já estava elaborando programação neste sentido. Assim, todos acataram a cor escolhida pela Saúde para representar o mês de março. Cabe salientar que outras datas comemorativas também terão calendários de atividades, seguindo orientação de cores elaborada pela Secretaria da Saúde.

E por falar em Secretaria da Saúde, ontem, dia 7 de março, ocorreram atividades bem legais na Unidade Central, realizadas por toda a equipe coordenados pela titular da pasta, Janaína Torres. Durante todo o dia teve atividades de acolhimento às pacientes mulheres que buscaram atendimento e todas saíram com uma lembrancinha/homenagem. À noite, a atividade foi bem mais impactante, impressionante e expressiva, contabilizando a participação de aproximadamente 60 mulheres.

Segundo a psicóloga Driasiane Biazus Hoffmann, o Dia da Mulher não deve ter apenas os fins comemorativos, mas sim referendar as lutas, pleitos e prioridades do gênero feminino, levando-se em consideração que o Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1975, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) intitulou o Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais. “As atividades de ontem lembraram das conquistas das mulheres que podem exercer suas profissões e cuidar do outro, como opção”, enfatizou Drasiane.

A equipe montou um túnel escuro na parte inferior da Unidade Central para uma atividade representativa por onde as mulheres eram conduzidas, de olhos vendados (o paciente chegando  ao espaço de saúde sem saber como será o atendimento e nem por quem vai ser cuidado), tiveram o contato de mãos e toques (o cuidado), receberam uma porção de alimento na boca (como se fosse a medicação) e o abraço final (acolhimento, apoio, compreensão, responsabilidade e cumplicidade no tratamento). Por fim, degustaram saboroso coquetel, aí sim como comemoração.

Cabe dizer também que cada setor da administração pública municipal elaborou sua própria atividade, como exemplo as escolas, o que representamos aqui através do cartão elaborado pela Escola Bom Jesus. O prefeito Frederico Arcari Becker também deixou sua homenagem. De próprio punho redigiu uma mensagem que está exposta no saguão da Prefeitura. Já na SMEC, tem a exposição do projeto “Mãos de Nossa Terra”.

Por: Duclerc João da Silva - Coordenador do Departamento de Cultura, Desporto e Lazer | 54 32372658 - 54 996563558 | cultura@bomjesus.rs.gov.br - duclercsilva@gmail.com

Documento: Programação Mês da Mulher