Prefeitura Bom Jesus
Você está em: Imprensa | Notícias

Notícias

07-03-2019
Projeto Mãos de Nossa Terra homenageia Lídia Andognine Aver


Foi aberta oficialmente no dia 1 de março, e estende-se pelo manos até o final do mês, a exposição em homenagem a Lídia Andognine Aver. instalada no saguão e no corredor da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Bom Jesus (SMEC – Rua 7 de Setembro 460 Centro), a exposição integra as comemorações do mês dedicado às mulheres e pode ser visitada no horário de expediente da Secretaria. “ Entendemos que a melhor forma de homenagear as mulheres é através de outras mulheres que pelos seus feitos se destacaram na comunidade”, destaca a curadora da exposição Lucila Maria Sgarbi Santos.

A partir do projeto inicial “Mãos de Nossa Terra”, iniciado em 2016, foi pensado e elaborado o subprojeto “Costurando Lembranças e bordando saudades” que visa valorizar o trabalho das mulheres e homens que se dedicaram a costura e ao bordado, lembrando que os alfaiates masculinos tiveram mulheres como apoio e auxiliares nos detalhes de suas costuras. “Uma das atribuições do Poder Público Municipal é resgatar e valorizar o que rem de melhor na nossa comunidade, que são as pessoas que a compõem, aquelas que construíram e constroem a história dessa cidade hospitaleira que é Bom Jesus, enfatiza a secretária Janete Maria Arcari Becker.

E para este mês da mulher, a homenageada é Lídia Andognine Aver, conhecida na cidade como costureira por mais de 60 anos. A moda era sua própria vida. Naquela época por aqui não existiam cursos de corte e costura e tinham que aprender umas com as outras. Geralmente reservavam uma salinha em sua própria residência para exercerem o ofício, o que também facilitava para que as clientes pudessem chegar a qualquer horário para fazerem seus pedidos, experimentar o traje e/ou receberem suas roupas.

Lídia era exigente consigo mesma, tudo tinha que ser perfeito. Seus auxiliares tinham que primar pela qualidade e desenvolver os trabalhos com perfeição. Passou seus conhecimentos para outras mulheres que também se tornaram profissionais costureiras. Lídia vestiu e embelezou crianças, meninas-moças, senhoritas e senhoras, confeccionando vestidos de festas como: debut, 15 anos, bailes de gala, casamentos, saraus de prendas, primeira comunhão, roupas de praia – inclusive “maillots” -, roupas íntimas, trajes para aquecer e para o dia a dia, muitos vestidos de noivas e seus enxovais. Algumas das peças por ela confeccionadas, utensílios e materiais de costura usados por Lídia integram a exposição.

Por: Duclerc João da Silva - Texto e Fotos - Coordenador do Departamento de Cultura, Desporto e Lazer | 54 32372658 - 54 996563558 | cultura@bomjesus.rs.gov.br - duclercsilva@gmail.com




Imprimir/Salvar em PDF
Enviar esta notícia para um amigo
Cadastre-se para receber notícias
Outras Notícias
Mês da Mulher: Administração Municipal realiza ações alusivas 08-03-2019
Mês da Mulher: Administração Municipal realiza ações alusivas
Estudantes da rede municipal recebem kit de material escolar 06-03-2019
Estudantes da rede municipal recebem kit de material escolar
Jovem Aprendiz constrói estufa para viveiro municipal 05-03-2019
Jovem Aprendiz constrói estufa para viveiro municipal
Asfaltamento da avenida 05-03-2019
Asfaltamento da avenida
Prefeitura Bom Jesus
Prefeitura Municipal de Bom Jesus Ico localização
Av. Manoel Silveira de Azevedo, 2987
Centro | Bom Jesus - RS | CEP: 95290-000
(54) 3237 1585
ascom@bomjesus.rs.gov.br
Ico horario
Horário de Atendimento
Segunda a Sexta-feira:
08h às 12h | 13:30h às 17:30h
Ico Facebbok
Conecte-se
webde