05-03-2019
Jovem Aprendiz constrói estufa para viveiro municipal

Na manhã de sexta-feira, dia 1 de março, os integrantes do programa Jovem Aprendiz, fizeram a entrega e instalação da estufa para produção de mudas no Viveiro Municipal de Bom Jesus. A execução foi coordenada pelo instrutor José Sérgio Müller, que é técnico agrícola e desenvolveu o módulo Produção de Estufas com a turma do Programa.

Esta ação foi implementada no ano passado quando o então secretário municipal de Agricultura, Aldo Roberto Bitencourt, firmou parceria para efetivação de política pública importante para o setor. Junto com o prefeito Frederico Arcari Becker e o vice Sérgio Francisco Varela, apostaram na proposta de reativação do Viveiro a partir da construção de uma estufa nova através do Jovem Aprendiz.

O atual secretário de Agricultura, Milton Almeida Silveira, que viabilizou a finalização e recebe a benfeitoria, destaca a importância deste ato que segundo ele vai beneficiar toda a população. “Já estamos promovendo melhorias no viveiro e pretendemos em breve estar fornecendo mudas através de política pública de favorecimento à arborização e ajardinamento de espaços públicos e também para fornecimento à população”.

Maríndia Camargo, monitora do Jovem Aprendiz, frisa que o trabalho desenvolvido pelo programa tem cumprido com a missão de oferecer essa oportunidade incrível para os jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho e começar a trilhar uma carreira profissional promissora, sem ter que abrir mão dos estudos. “E o bom é que isso é aqui em Bom Jesus, gerando conhecimento e renda”, enfatiza. No ano de 2018 foram cerca de 40 jovens e agora em 2019 são aproximadamente 60.

O programa foi criado a partir da Lei da Aprendizagem, que diz que toda empresa de médio ou grande porte deve, obrigatoriamente, ter de 5% à 15%  desses jovens inscritos pelo programa em seu corpo de funcionários. A empresa parceira além de colaborar com o desenvolvimento e inclusão desses jovens no mercado de trabalho, recebe de volta alguns benefícios como por exemplo a isenção das verbas rescisórias ao término do contrato e FGTS de 2%.

O programa é voltado para jovens de 14 à 18 anos (algumas empresas podem aumentar essa faixa etária para até 24 anos) que estão cursando ou concluído o Ensino Fundamental, ou Ensino Médio em escola pública. A duração do programa é de 02 anos, e depois desse período o jovem não pode voltar a se inscrever, porém ele tem a possibilidade de ser efetivado pela empresa.

Em Bom Jesus, a efetivação dessa modalidade do Jovem Aprendiz foi em realizada em parceria entre a Administração Municipal, o sistema Farsul (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul), SENAR e o Sindicato Rural. Os jovens são contratados por empresas do setor agrofrutícula.

Por: Duclerc João da Silva - Texto e Fotos - Coordenador do Departamento de Cultura, Desporto e Lazer | 54 32372658 - 54 996563558 | ascom@bomjesus.rs.gov.br - duclercsilva@gmail.com