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06-12-2018
Prefeito anuncia mudanças no secretariado para 2019


Este foi o assunto da reunião do prefeito Frederico Arcari Becker com o vice Sérgio Francisco Varela e o secretariado, realizada na manha desta quarta-feira, dia 05 de dezembro. O prefeito iniciou falando sobre sua participação no curso “Lideranças e Ações de Governo”, promovido e financiado pela Fundação Milton Campos e realizado nos dias 29 e 30 de novembro na Fundação Getúlio Vargas, em são Paulo. “Muitas coisas mudaram, e é cada vez mais premente a necessidade de boa gestão, de qualificação”, frisou o prefeito.

Participaram da reunião, além do prefeito Frederico e do vice Sérgio, os secretários de Meio Ambiente, Milton Almeida Silveira; de Governo, Volmar Arcari Ferreira; de Desenvolvimento, Sumaya Velho Turella; de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Gilce Maria Aver Leoni; de Assistência Social, Janete Maria Arcari Becker; de Agricultura, Alto Roberto Kramer Bitencourt; da Fazenda, Gilmar de Souza Athaydes; da Saúde, Júlio Nagiby Godoy Tessari; e, da Gestão, Avelino Costa da Silva, que responde interinamente pela Obras, além do procurador jurídico Diogo Grazziotin Dutra, da assessoria jurídica, Adriana Tieppo, da diretora da Autarquia Rádio Aparados da Serra, Rosilane Costa Barbosa, e do assessor de comunicação, Duclerc João da Silva.

Frederico falou que sua administração está focada num propósito de dar resultados públicos, “com uma filosofia de trabalho que a população tem entendido”. “Superamos muitas dificuldades e turbulências político-administrativas, além das graves crises econômicas que abalam todos os setores da sociedade. Apesar de tudo, podemos dizer que estamos em melhores condições que muitos outros municípios. Mas temos que continuar progredindo”, afirmou o prefeito.

Também falou sobre as situações de urgência, como no caso das intempéries que assolam comunidades inteiras, como o que ocorreu no Passo dos Varões quando um temporal com chuva de granizo destelhou e danificou casas, além de ter destruído produções frutícolas. “Fizemos um trabalho rápido – 3 horas da manhã o secretário e o prefeito já estavam atuando, auxiliando os atingidos”, frisou.

A situação crítica da saúde no Estado foi assunto da reunião, até porque os secretários municipais de saúde e representantes de mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul redigiram o documento “Carta de Alerta ao Povo Gaúcho: Iminente Colapso na Saúde Pública”, no dia 27 de novembro, em que denunciam a gravidade da situação do SUS no Estado em razão da falta de repasses pelo governo de José Ivo Sartori (MDB). “Além disso, nós temos a especificidade de que precisamos manter o nosso Hospital aberto e salvando vidas, o que tem sido uma batalha árdua enfrentada pela administração municipal através de intervenção na entidade”, enfatizou o prefeito.

Com relação ao planejamento para o ano de 2019, Frederico enfatizou que tem se empenhado para a captação de recursos financeiros para dar continuidade e/ou iniciar novas ações em benefício da comunidade bom-jesuense. Ele disse que existem boas perspectivas de captação de recursos para o município, seja através de repasses por transferência voluntária do Governo Federal e também por indicação de emendas parlamentares no orçamento da União, e até mesmo advindos de novos empreendimentos.

Quanto às emendas para 2019, Frederico destacou que o município teve a indicação, para o orçamento de 2019 da União, de R$ 500 mil pelo deputado Marco Maia (PT) e mais R$ 300 mil pelo deputado José Otávio Germano (PP), indicadas ao Município de Bom Jesus, que serão cadastradas para continuidade das obras de asfaltamento da avenida Manoel Silveira de Azevedo. E ainda citou que existem verbas captadas para outros setores, entre eles para a Saúde e para a Educação.

E para abordar o mais impactante assunto da pauta, o prefeito disse que “precisamos fazer mais uma iniciativa com o intuito de melhorar a administração. Espero que recebam o que vou falar como mais uma oportunidade em suas vidas. Informo que praticamente todos vão trocar de cadeira”, afirmou categoricamente. O prefeito destacou vários pontos que incitam a necessidade de promover mudanças no secretariado com o intuito de “oxigenar” a gestão municipal e alcançar maior rendimento e resultados positivos no serviço público.

Apesar de alguma hesitação, o grupo recebeu a notícia como a iminência de novos desafios para todos.

Quem vai pra onde? Quem substituirá quem? Estas foram algumas das indagações imediatas. O prefeito enfatizou que todos devem ir se preparando, fazendo uma autocrítica e assimilando as possibilidades. Ele afirmou que a decisão foi tomada depois de muita análise e ponderações. Os nomes que assumirão a titularidade de cada pasta foram divulgados na reunião, mas as alterações serão efetivadas no início do próximo ano.

O secretariado da Prefeitura de Bom Jesus, a partir de 1 de janeiro de 2019, será: Governo – Diogo Dutra, Assistência Social – Aldo Bitencourt, Agricultura – Milton Silveira, Meio Ambiente – Nagiby Tessari, Educação, Cultura, Desporto e Lazer – Janete Becker, Geral de Gestão – Gilce Leoni, Obras – Avelino da Silva, Desenvolvimento Econômico – Sumaya Turella, Fazenda – Gilmar Athaydes, Rádio Aparados Rosilane, e procurador jurídico – Volmar Ferreira. Para assumir a Secretaria da Saúde, Frederico convidou uma pessoa que tem experiência como servidora da Saúde do Estado e deve dar uma resposta nos próximos dias.

Para finalizar, o prefeito fez uma dinâmica de grupo para elencar as principais facilidades e dificuldades em cada pasta, o que foi discutido e avaliado pelo grupo. Frederico pediu que todos busquem conhecimento sobre a pasta que irão assumir e os que permanecem nos mesmo lugares que se reinventem como gestores. “Vamos dar um prazo de janeiro a abril para que a equipe reorganizada apresente resultados. Prefiro futuramente reconhecer alguma decisão equivocada do que não ter tentado uma mudança para melhorar e desenvolver ainda mais a administração que vem dando bons resultados para a comunidade bom-jesuense", finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Por: Duclerc João da Silva - Texto e Fotos - Assessor de Comunicação | 54 32371471 - 54 996563558 | ascom@bomjesus.rs.gov.br - duclercsilva@gmail.com




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