Prefeitura Bom Jesus
Você está em: Imprensa | Notícias

Notícias

16-11-2018
Estado reunido em Bom Jesus para debater Educação Infantil


Importante reunião para debater temas relacionados com a educação infantil no Rio Grande do Sul foi realizada na segunda-feira, dia 12 de novembro, em Bom Jesus. O XIV Encontro Estadual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil foi realizado no Salão Paroquial e contou com a participação expressiva de secretarias municipais, professores e servidores de Escolas de Educação Infantil da região e do estado. O tema do Encontro foi “Educação Infantil: Avanços x Retrocessos x Desafios”

O Fórum de Educação Infantil dos Campos de Cima da Serra (FEICCS), liderados pela equipe da SMEC de Bom Jesus, começaram a recepcionar os participantes logo após as 8 horas. Todos saborearam delicioso café com doces e salgados, antes de iniciarem os trabalhos. A abertura oficial se deu a partir das 9 horas com apresentação artística pelo produtor cultural, ator, delegado da II e III Conferência Nacional de Cultura e assessor de comunicação da Prefeitura de Bom Jesus, Duclerc João da Silva, que apresentou a leitura interpretada do texto “Eu posso...”, uma oração de estímulo e elevação da autoestima.

 A abertura oficial se deu com a leitura de um texto de Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperança é se levantar, esperançar e ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo...” Na sequência, foram convidadas a coordenadora das Secretárias Municipais de Educação da Amucser, Gilce Aver Leoni, de Bom Jesus, e a representante do colegiado do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (FGEI), Maria Verônica Dariva, para conduzirem as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul, respectivamente, seguidas pelas representantes das secretarias de educação do FEICCS.

A mesa principal foi composta por: Wolmar Arcari Ferreira, secretário de Governo representando o prefeito Frederico Arcari Becker; Gilce Maria Aver Leoni, secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer (SMEC) de Bom Jesus; Maria Verônica Dariva, representante do Fórum Gaúcho de Educação Infantil; Simone Martini, Promotora de Justiça Regional de Educação de Caxias do Sul; Débora Brondani Rocha, auditora pública externa do Tribunal de Contas do Estado (TCE); Márcia Adriana de Carvalho, representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME); Arlete Fin, coordenadora regional da Amucser/Conselhos Municipais de Educação e representante das Escolas de Educação Infantil da rede privada; Regina Gabriela Gomes, representante do FGEI no referencial curricular gaúcho; Jane Felipe de Souza, professora representante da UFRGS; Karine Torres Ciotta Lima, coordenadora do FEICCS; Flaviana Rodrigues Kramer, representando as mães/pais da educação infantil da região; e, Ana Laura Rodrigues Kramer, representando as crianças da Educação Infantil.

Os principais debates foram: Monitoramento x Financiamento Frente a Meta 1 e 6 do PNE/PME – por Drª. Débora Brondani Rocha, Auditora Pública Externo do TCE; O Futuro da Educação Infantil Gaúcha Diante do Cenário Brasileiro, por Drª. Simone Martini, Promotora de Justiça Regional de Educação de Caxias do Sul; debate com coordenado por Márcia Adriana de Carvalho, Representante da CEED/ UNDIME; Relato Fóruns Regionais de Educação Infantil; Educação Infantil: Discutindo a Base no Contexto do RS, por Professora Regina Gabriela Gomes, tendo como mediadora Rosimari Pinheiro leite, representante da UNCME; e, Estudo de Gênero, Sexualidade e Infâncias: Temas para a Formação Docente, por Professora Jane Felipe, da UFRGS.

Durante todo o dia seguiu-se a pauta pré-estipulada com palestras, debates, esclarecimento de dúvidas e apresentações artístico-culturais. O encerramento se deu por volta das 17 horas, com pleno êxito e a confecção de cerca de 120 certificados para os que participaram efetivamente do Encontro. Cabe salientar que além destes, muitos outros estiveram em alguns momentos no evento, elevando o público participante. Estiveram representados os municípios de: Bom Jesus, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Jaquirana, Lagoa Vermelha, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes, São Marcos, Vacaria, São Francisco de Paula, Novo Hamburgo, Venâncio Aires, Porto Alegre, Gramado, Canela, Cachoeirinha, Alvorada e Carazinho.

Veja fotos em:

Álbum 1 - https://www.facebook.com/pg/noticiaeinformacao1/photos/?tab=album&album_id=582532238868215

Álbum 2 - https://www.facebook.com/pg/noticiaeinformacao1/photos/?tab=album&album_id=582540378867401

Fonte: Assessoria de Comunicação

Por: Duclerc João da Silva - Assessor de Comunicação | 54 32371471 - 54 996563558 | ascom@bomjesus.rs.gov.br - duclercsilva@gmail.com




Imprimir/Salvar em PDF
Enviar esta notícia para um amigo
Cadastre-se para receber notícias
Outras Notícias
Prefeito anuncia mudanças no secretariado para 2019 06-12-2018
Prefeito anuncia mudanças no secretariado para 2019
Hoje tem teatro na SMEC 06-12-2018
Hoje tem teatro na SMEC
Os Serranos comemoram 50 anos de carreira 19-11-2018
Os Serranos comemoram 50 anos de carreira
Calçamento da rua Cláudio Manoel da Costa deve iniciar em janeiro 14-11-2018
Calçamento da rua Cláudio Manoel da Costa deve iniciar em janeiro
Prefeitura Bom Jesus
Prefeitura Municipal de Bom Jesus Ico localização
Av. Manoel Silveira de Azevedo, 2987
Centro | Bom Jesus - RS | CEP: 95290-000
(54) 3237 1585
ascom@bomjesus.rs.gov.br
Ico horario
Horário de Atendimento
Segunda a Sexta-feira:
08h às 12h | 13:30h às 17:30h
Ico Facebbok
Conecte-se
webde