19-09-2018
Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução

Através de Centro de Atendimento Psicossocial, a Secretaria Municipal da Saúde de Bom Jesus está desenvolvendo a campanha do Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, com o tema “Falar é a melhor solução”. Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Em Bom Jesus, as atividades são panfletagem, entrevistas nas rádios, palestras e atividades de conscientização da população para o alto índice de tentativas/suicídios registrados no município. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. Os dados mostram que 32 suicídios ocorrem diariamente no país, média de 1 morte a cada 45 minutos.