31-08-2018
Fogo Simbólico: Professora Eni Borges Macedo foi a homenageada

A chegada do Fogo Simbólico na manhã de sexta-feira passada, dia 24 de agosto, marcou o início das comemorações da Semana da Pátria em Bom Jesus. A 81ª edição da Corrida do Fogo Simbólico representa o respeito pelo Brasil e o civismo. Em nível municipal, desde que assumiu a titularidade na pasta da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Gilce Maria Aver Leoni, juntamente com toda a sua equipe, tem destacado professoras para serem homenageadas com este importante símbolo nacional. Neste ano de 2018, a homenageada em Bom Jesus foi a professora  Eni Borges Macedo, 77 anos de idade.

O tema nacional deste ano é o Projeto Rondon, que objetiva levar a juventude universitária a conhecer a realidade deste país continental, multicultural e multirracial e, especialmente, de proporcionar aos estudantes universitários a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do País. Esta ação foi gerada pelo Governo Federal há 50 anos e trouxe resultados expressivos para o desenvolvimento do Brasil e para o fortalecimento do sentimento patriótico. Regionalmente, a Liga da Defesa Nacional presta homenagem ao Tribunal da Justiça Militar do Rio Grande do Sul, no ano em que a entidade comemora 100 anos de atuação no território gaúcho, em virtude de sua relevante participação entre as instituições que fortalecem o Estado.

Veja as fotos do evento em:

BIOGRAFIA DA PROFESSORA ENI

Nascida em Bom Jesus no dia 7 de maio de 1941, Eni Borges Macedo é filha de Otacílio Francisco de Macedo e Dorvalina de Oliveira Macedo. Em 1964 casou-se com Elim Martins de Macedo, com quem teve quatro filhos: Eleni, Hélio, Helena e Edson, dos quais resultaram 9 netos e 3 bisnetos. Radicada na localidade de Itaimbezinho, no 2º Distrito de Bom Jesus, ali passou sua infância. Teve orientação católica na comunidade de São Sebastião, onde foi batizada e recebeu a primeira eucaristia.

Iniciou seus estudos na escola isolada do Sgarbi, no salão da comunidade, onde cursou até a 5ª série. Aos 16 anos ingressou no magistério municipal, na mesma escola, onde também ensinava catequese. Um ano depois, em 1960, foi transferida, com nomeação, para Escola número 24, instalada na localidade de Governador, sediada na residência de seu tio Celinão. Ali exerceu função de professora por quatro ano com alunos da 4 série. Em 1964 transferiu as atividades escolares e catequeses para a residência do casal. No início dos anos 70 lecionou na Escola Rural do Governador e reiniciou seus estudos na Escola Joaquim Marques, concluindo o primeiro grau. Em 1979 passou a lecionar na Escola Irmãs Ramos, na cidade de Bom Jesus. Cursou o Normal de férias na Escola José Bonifácio, em Erechim, formando-se em 1982. A aposentadoria pelo Magistério se deu em 1986.

Na igreja católica integrou os movimentos de cursilhistas, foi ministra da eucaristia e até hoje atua como catequista e no Grupo Apostolado de Oração. Sempre ativa, participa de grupos e atividades de terceira idade, florista e participa regularmente das atividades da igreja e da comunidade.