16-06-2018
Conselhos de Turismo reunidos em Garibaldi

Com o tema “Criatividade e inovação na gestão pública do turismo”, foi realizado o 3º Congresso Nacional dos Conselhos Municipais de Turismo, na quinta-feira dia 14 de junho, em Garibaldi. Conselheiros municipais de turismo e gestores públicos debateram o desenvolvimento e a promoção do setor.
Na primeira explanação do dia, Dr. Douglas Pearce apresentou o case “Gestão de Destinos Turísticos da Nova Zelândia – Criatividade e Inovação. Em seguida, a Dra. Fabia Trentin abordou a Governança Turística Municipal: o caso de Bonito MS. E, finalizando o turno da manhã, Slow Food e Hospitalidade no Brasil foi o tema discorrido pelo Dr. Vander Valduga. O almoço foi organizado de forma que os participantes ficaram integrados entre as diferentes origens e junto com os palestrantes, o que propiciou um bate-papo interessante e produtivo sobre os temas abordados.
Depois do almoço, as palestras retornaram com “A governança e os desafios da conservação da biodiversidade, o empreendedorismo e o desenvolvimento inclusivo em destinos turísticos”, proferida pelo Dr. Federico Vignati, do Peru. Na sequência, o Dr. Carlos Eduardo Silveira falou sobre “Governança Turística, Empregabilidade e Empreendedorismo. Já a Me. Rose Souza Fritz apresentou “O Diálogo entre a Universidade e a Comunidade Regional na Gestão Pública em Turismo – a experiência do Vale do Sinos, e, o Dr. José Elmar Feger abordou “Instâncias turísticas regionais do Paraná: uma análise baseada nos princípios da governança. A última palestra do evento foi “O impacto da atividade turística em Bento Gonçalves – ISS (Imposto Sobre Serviços), coordenada pele professor Gilberto Durante.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bom Jesus, Duclerc Silva, e o coordenador do Departamento Municipal de Turismo, Alex Boeira, representaram o município e a região dos Campos de Cima da Serra neste importante evento de desenvolvimento do setor. “O nível dos palestrantes referenda a importância do evento e certamente a troca de experiências no encontro, bem como o conhecimento adquirido contribuirão para o desenvolvimento do nosso turismo”, salienta Duclerc. O ideal é que o município encaminhe a organização do Sistema de Turismo, reestruturando o Conselho, criando o Fundo e elaborando o plano de Turismo.
O evento foi promovido pela Associação de Turismo da Serra Nordeste – Atuaserra, com o apoio de: Prefeitura Municipal de Garibaldi; Câmara de Indústria, Comércio, Avicultura e Serviços – CIC de Garibaldi; Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi – Apeme; Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho – SEGH; Roteiro 1ª Colônia da Imigração Italiana; Universidade Feevale; Instituto Federal do Rio Grande do Sul; Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves – CNEC; Universidade Federal do Paraná – UFPR; Universidade Federal Fluminense – UFF; e, Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul – Sedactel.

Veja fotos em: https://www.facebook.com/pg/noticiaeinformacao1/photos/?tab=album&album_id=474366066351500