13-06-2018
Pacificação nas Escolas: MP apresenta projeto para a região

Representantes das comunidades de Bom Jesus, Jaquirana e São José dos Ausentes receberam informações, orientações e conheceram o projeto Pacificação nas Escolas – Um Olhar Restaurativo do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que já é desenvolvido em cerca de vinte municípios da Serra Gaúcha. A Promotora Regional de Educação, Simone Martini, e o Promotor de Justiça e coordenador do projeto, Élcio Resmini Meneses comandaram a reunião realizada na tarde de segunda-feira, dia 11 de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus, com a apresentação de relatos de experiências e resultados colhidos no âmbito da educação.

Veja fotos em: https://www.facebook.com/media/set/edit/a.473375933117180.1073741967.306645363123572/
Iniciado em março de 2017, viabilizou a formação de 168 facilitadores em círculos de construção de paz, com a finalidade de atuarem preventivamente na temática restaurativa junto aos alunos, pais e educadores das escolas da região. A proposta é formar facilitadores para trabalharem na temática de círculos de construção de paz e de resolução de conflitos atuando na comunidade local.
Os secretários municipais de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Gilce Aver Leoni, e a secretária de Assistência Social, Janete Maria Arcari Becker, representaram o Executivo e o vereador Aloísio Grazziotin representou o Legislativo de Bom Jesus, juntamente com secretários, vereadores, professores, conselheiros tutelares, policiais e outros servidores e atores do desenvolvimento e aprimoramento social dos três municípios.
Por sua vez, a Juíza de Direito da Comarca, Uda Roberta Doederlein Schwartz, manifestou as realizações do Poder Judiciário local que tem liderado ações importantes neste sentido. Os líderes das comunidades participantes saíram do encontro motivados a desencadear ações para realização do projeto em Bom Jesus, Jaquirana e São José dos Ausentes.