18-04-2018
Secretária de Bom Jesus assume cadeira no Conetur

O Conselho Estadual do Turismo esteve reunido na tarde de segunda-feira, dia 16, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferari do Estado do rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O encontro foi coordenado pelo presidente do Conetur e secretário estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo, que saudou a todos os presentes e procedeu a chamada de todos os integrantes do colegiado e posse dos novos conselheiros. Representando a região dos Campos de Cima da Serra, assumiram cadeiras no Conetur como titular a secretária de Desenvolvimento Econômico de Bom Jesus, Sumaya Velho Turella, e como suplente a servidora do Condesus, Daniela Ligabue.
O secretário Victor apresentou para os conselheiros a proposta de projeto de Lei de Incentivo ao Turismo que parte da mesma perspectiva da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Esporte que já existe e deve marcar a profissionalização e crescimento do setor através do financiamento das atividades do Turismo e aquecer o setor através dos patrocinadores privados. O colegiado considerou importante para o desenvolvimento de ações e aplicações de políticas públicas que propiciem o crescimento de toda a cadeia produtiva do turismo.
Formado por 63 membros, o Conetur é um órgão de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento à Sedactel e tem como objetivos estabelecer diretrizes, oferecer subsídios e contribuir para a implementação da política pública de turismo no Estado. Cabe ainda ao Conetur debater essas políticas, com participação democrática e controle social por meio de seus representantes.
Sumaya salienta que o município de Bom Jesus tem estado sempre presente nestas discussões que visam o desenvolvimento de tão importante setor. Ela mesm tem participado de capacitações e reuniões que aprimoram o conhecimento público para elaboração das políticas de turismo. Bom Jesus precisa encaminhar e definir o Sistema Municipal de Turismo.