09-04-2018
Senatro começa na quarta-feira, dia 11

O XIV Seminário Nacional e XI Encontro do Cone Sul  sobre Tropeirismo – XIV SENATRO será realizado nesta semana, no CTG Presilha do Rio Grande, em Bom Jesus. A abertura oficial do evento será na quarta-feira, dia 11, e segue até domingo, 15, com palestras, comunicados, cavalgada e passeio.

“O tropeirismo não é brasileiro, foi uma fase de desenvolvimento de todos os povos, foi uma fase da evolução da humanidade".

“O ciclo do tropeirismo em nossa História Pátria se manteve por mais de dois séculos, sendo responsável por uma fase de seu desenvolvimento”. (Borba, Oney,  In  Bom Jesus e o Tropeirismo no Brasil Meridional.1995. Pág.58)

Salientamos que houve mais de um ciclo de tropeirismo. O primeiro foi o das mulas xucras, onde estas eram a própria mercadoria a ser negociada, principalmente na Feira de Sorocaba, onde iam suprir as necessidades das minas de ouro, das fazendas de café e algodão. Com o passar dos anos surge o tropeirismo de mulas arreadas, estas transportavam as mercadorias a serem comercializadas. As tropas de gado vacum se intensificam quando lagunenses e paulistas tomam conhecimento da existência da Vacaria do Mar e posterior a esta, a Vacaria dos Pinhais, onde preavam o gado para instalar fazendas em São Paulo e Laguna e, a seguir no Rio Grande do Sul.

Quando falamos em tropeirismo, estamos falando em integração socioeconômica, cultural, geográfica entre estados e/ou países.

O tropeiro, independente do Estado ou país a que pertenceu é um só, é uma corrente, é uma ideia, é um fator de integração.

É muito importante sua participação em todos os dias do XIV  SENATRO. Entendendo a importância de trabalhar a História Tropeira em sala de aula, com o objetivo de subsidiar os professores com relação a esse assunto, facilitando assim suas atividades docentes, a organização do evento optou  por dedicar sábado, dia 14 de abril, ao fazer pedagógico relativo ao tropeirismo.

* Confira a programação acessando o Documento abaixo.

Telefones: (54) 3237.2658/32372552

E-mail: senatro@bomjesus.rs.gov.br

SMEC - Rua 7 de Setembro, nº 460, CEP 95.290-000, Bom Jesus/RS.

Promoção: Prefeitura Municipal de Bom Jesus

Realização: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer – SMEC Bom Jesus e Associação Bom-Jesuense de Amigos da Cultura – ABAC

Apoio:UCS – Campus Universitário de Vacaria

Fonte: Departamento de Cultura - SMEC - Assessoria de Comunicação