01-02-2018
Costureiras do Inclusão Produtiva fizeram visitas técnicas em Caxias do Sul

Participantes do projeto de Inclusão Produtiva Mulheres e Artes Ponto a Ponto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Bom Jesus, viajaram para Caxias do Sul, no dia 26 de janeiro, para conhecer in loco como funciona uma linha de produção de fábrica de roupas. A finalidade da visita técnica foi proporcionar mais conhecimento, possibilitando entender um pouco mais como é o processo de fabricação, desde a criação gráfica, estamparia, criação de modelos, modelagem, corte, costura, colocação de etiquetas, embalagem, expedição e vendas.

O grupo, liderado pela secretária de Assistência Social, Janete Maria Arcari Becker, estava composto por 14 pessoas, entre elas a coordenadora do Departamento de Indústria e Comércio do município, Helena Macedo Zini, e a instrutora de costura Juscelina Collares. Visitaram a empresa Confecções Dedeka, que atua na fabricação e venda de pijamas infantis, onde colaboradores da empresa explicaram todas as etapas. Esta visita técnica foi viabilizada a partir de convite feito pelo empresário Sérgio Moacir da Rosa, que abriu sua empresa em recepção às bom-jesuenses.

Além da Dedeka, as mulheres bom-jesuenses visitaram também a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), onde foram recebidas pelo seu coordenador Joelson e pela professora de costura da instituição. Ali conheceram sobre o funcionamento dos cursos de corte e costura, bem como de modelagem, com demonstração do funcionamento de máquinas e equipamentos utilizados nas aulas.

É importante enfatizar que no dia 19 de fevereiro terá início um curso de costura, em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que vai capacitar pessoas de Bom Jesus, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do projeto de Inclusão Produtiva. A partir da visita técnica em Caxias, surgiu também o interesse  por um curso de modelagem. Já houve uma reunião inicial com o SENAI para tratar sobre isto e as possibilidades estão sendo analisadas para a viabilização desta capacitação.

As alunas demonstraram interesse em que fosse realizado no município, um curso de modelagem, após concluirem o curso de costura que terá inicio no dia 19 de fevereiro de 2018 em parceria com o SENAC.  A proposta da viabilidade do curso foi tratada em reunião com  SENAI, e ficou acertada uma nova reunião  para analisar as propostas que deverão ser apresentadas pela entidade.

Fonte: Dep. de Indústria e Comércio - Fotos: Reprodução

Por: Duclerc João da Silva - Assessor de Comunicação | 54 32371471 - 54 996563558 | ascom@bomjesus.rs.gov.br - duclercsilva@gmail.com