01-09-2017
Prefeitos decidem em assembleia da Famurs garantir repasses da saúde

A Famurs decidiu em Assembleia realizada na Expointer, nesta quarta-feira (30/8), disponibilizar suporte técnico para os municípios garantirem os repasses mensais para a atenção básica junto ao Piratini. Segundo o presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, essa ação não é contra o governo do Estado, mas a favor dos municípios. “A incerteza do repasse mensal para os municípios se arrasta desde 2014. Precisamos garantir o atendimento à população”, afirmou Salmo.

A orientação da Famurs é de que os municípios ingressem através de mandado de segurança contra o tesouro do Estado para garantir o recebimento mensal. Segundo levantamento da área técnica de saúde da Federação, mais de 50 municípios já estão tomando esta providência. A Famurs, desde maio de 2014, acompanha os atrasos dos repasses estaduais para os programas municipais de saúde. Estes valores já ultrapassam R$ 400 milhões, onerando os municípios. “Todos os municípios do Estado já ultrapassam o investimento constitucional de 15% do orçamento em saúde. Há casos de cidades que investem mais de 37% do seu orçamento na área, deixando de assistir outras secretarias”, declarou o assessor de saúde da Famurs, Paulo Azeredo Filho.

Em 2015, a Famurs tentou negociar o parcelamento desta dívida com o Estado. A proposta seria a quitação do débito em 24 parcelas. Porém não houve êxito por parte do Piratini. Na época, a dívida estava em R$ 292 milhões.

Acesse a Nota Técnica clicando no documento em anexo.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Júlio Nagiby Godoy Tessari, Bom Jesus está investindo aproximadamente 28% em saúde. “Oferecemos boas condições de saúde pública para a população, mas os atrasos nos repasses e a queda na arrecadação colocam o município em situação de risco”, frisou Nagiby na reunião do secretariado com o prefeito Frederico Arcari Becker, no dia 28 de agosto. Como forma de informar a comunidade e pressionar o Estado a pagar os atrasados, foi instalada uma faixa na frente do Hospital onde consta que o débito com o município ultrapassa os 600 mil reais. Mas a ação integrada de todos os municípios através da Federação é que dará sustentação à reivindicação e a ação judicial deverá garantir o recebimento.

Fonte: Famurs - Assessoria de Comunicação PMBJ

Por: Duclerc João da Silva - Assessor de Comunicação | 54 32371471 - 54 991354465 | ascom@bomjesus.rs.gov.br - duclercsilva@gmail.com

Documento: Nota Técnica ATRASOS