20-07-2017
Consulta Popular 2017 contemplará 5 projetos na região

Comitiva de lideranças bom-jesuenses, assim como de todas os dez municípios do Corede Campos de Cima da Serra, participaram da assembleia regional da Consulta Popular 2017, realizada na tarde de quarta-feira, 19 de julho, na Câmara de Vereadores de Vacaria. Duclerc João da Silva e Jaziel de Aguiar Pereira são os delegados de Bom Jesus que participaram da votação que definiu as dez demandas que constarão na cédula de votação, sendo que a metade delas, ou seja, cinco deverão receber o total de R$ 2,25 milhões.

Além de desenas de delegados dos municípios e lideranças da região, poarticiparam da assembleia os prefeitos Hildebrando de Almeida, de Monte Alegre dos Campos, Valério Marcon, de Ipê, Sérgio Carlos Moretti, de André da Rocha, Anderson de Jesus Costa, de Pinhal da Serra, Ernesto Boeira, de São José dos Ausentes, e Rita de Cássia Campos Pereira.

A votação será realizada em todo o Estado do Rio Grande do Sul nos dias 1, 2 e 3 de agosto e cada eleitor escolherá apenas um dos dez projetos. Ao final, a destinação dos recursos obedecerá a seguinte ordem: R$ 650 mil para o mais votado, R$ 550 mil para segundo, R$ 450 mil para o terceiro, R$ 30 mil para o quarto e R$ 300 mil para o quinto colocado. Isto em valores para a região, pois depois ocorre o rasteio entre os municípios que votaram nas demandas priorizadas.

O presidente do Corede Campos de Cima da Serra, Alessandro Dalla Santa Andrade explicou a sistemática de votação, que será eletrônica. Os municípios disponibilizarão urnas fixas on line e urnas itinerantes off line, mas também os eleitores podem escolher seus projetos via Internet, de casa ou do trabalho. As articulações e mobilizações dos setores interessados nos recursos já foram iniciadas com o intuito de angariar votos.

Na cédula de votação constarão os seguintes projetos classificados nas assembleias municipais e que foram elencados na regional:

- Agricultura Familiar/Produção orgânica

- Segurança pública - Projeto regional

- Manutenção das estradas do interior

- Arranjo Produtivo para desenvolver o Turismo

- Reforma da Urgência e Emergência do Hospital Nossa Senhora da Oliveira/Vacaria

- Educação (capacitação de professores)

- Comunicação de dados e voz/Sistemas de abastecimento de água no interior

- Gestão de resíduos sólidos

- Combate a violência contra a mulher

- Prevenção ao uso de drogas e violência nas escolas

Em Bom Jesus, a assembleia municipal foi realizada na tarde de 7 de julho, na SMEC, e contou com a participação de 52 pessoas, o que deu direito a eleição de dois delegados. As demandas do município ficaram alinhadas às demais eleitas nas outras nove assembleias da região.